Nomeação de Vigário Auxiliar e Vigário Geral do Opus Dei

O Prelado do Opus Dei nomeou Mons. Fernando Ocáriz Vigário Auxiliar e Mons. Mariano Fazio Vigário Geral da Prelazia do Opus Dei.

Opus Dei
Opus Dei - Nomeação de Vigário Auxiliar e Vigário Geral do Opus Dei O Prelado (direita) com o novo Vigário auxiliar (esquerda).

De acordo com a possibilidade prevista nos Estatutos da Prelazia, o Prelado do Opus Dei, Mons. Javier Echevarría, nomeou Mons. Fernando Ocáriz (nascido em Paris, no dia 27 de outubro de 1944) Vigário Auxiliar, com o poder executivo necessário para o governo da Prelazia, incluindo os poderes reservados ao Prelado, exceto os que exigem o exercício da ordem episcopal. A figura do Vigário Auxiliar é definida nos números 134 e 135 § 1º do Codex iuris Particularis operis Dei, que foi promulgado por João Paulo II, com a Constituição Apostólica Ut sit, no dia 28 de novembro de 1982.

No decreto de nomeação, com data 9 de dezembro, o Prelado explica que "a extensão do trabalho apostólico da Prelazia e o crescente número de circunscrições regionais, centros, e iniciativas cujo atendimento pastoral é confiado ao Opus Dei implicaram num aumento do trabalho do governo correspondente ao Prelado". Por isso, acrescenta, "tendo em conta também a minha idade, vejo conveniente nomear um vigário auxiliar".

Para substituir Mons. Fernando Ocáriz no cargo de Vigário Geral da Prelazia, Mons. Javier Echevarría nomeou, com o voto deliberativo do seu Conselho Geral, Mons. Mariano Fazio, até agora Vigário do Opus Dei na Argentina, Paraguai e Bolívia. Mons. Fazio nasceu em Buenos Aires em 25 de abril de 1960.

Ao comunicar estas nomeações, o Prelado pediu aos fiéis do Opus Dei, e a todas as pessoas que participam das atividades pastorais da Prelazia, orações para dar um novo dinamismo apostólico ao trabalho do Opus Dei a serviço da Igreja e de todas as almas.