Advento

Tempo do Advento: Preparar a Vinda do Senhor

Tempo do Advento: Preparar a Vinda do Senhor

O Senhor não se retirou do mundo, não nos deixou sós. O Advento é um tempo no qual a Igreja convida os seus filhos a vigiar, a estar despertos para receber a Cristo que passa, a Cristo que vem. Editorial sobre este tempo do ano litúrgico.

Muitas histórias, um Natal

Muitas histórias, um Natal

Qual é a origem de nossas tradições natalinas? Para “recuperar o sentido cristão destas festas” – como pede o Prelado em sua carta -, pode ser útil conhecer a origem dos costumes, como a árvore ou o presépio. Consideremos algumas.

A Encarnação

A Encarnação

É a demonstração por excelência do Amor de Deus para com os homens, pois a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – Deus – faz-se participante da natureza humana na unidade da pessoa.

Vídeos breves

Do Prelado

Carta do Prelado (dezembro de 2016)

Carta do Prelado (dezembro de 2016)

"Existe o risco de que a agitação do ambiente nos empurre, quase sem percebermos, para a confusão, fazendo-nos perder a perspectiva de que o Senhor está muito perto.". Carta do Prelado de dezembro sobre o Advento.

Mensagem do dia

“Uma oração contínua”

“Padre, comentaste-me, eu cometo muitos enganos, tenho muitos erros”. - Eu sei, respondi-te. Mas Deus Nosso Senhor, que também o sabe e conta com isso, só te pede a humildade de reconhecê-lo, e a luta por retificar, por servi-Lo cada dia melhor, com mais vida interior, com uma oração contínua, com a piedade e com o emprego dos meios adequados para santificares o teu trabalho. (Forja, 379)

Vida interior, em primeiro lugar. Como são poucos ainda os que a entendem! Ao ouvirem, falar de vida interior, pensam na escuridão do templo, quando não no ambiente rarefeito de certas sacristias. Há mais de um quarto de século venho dizendo que não é isso. O que descrevo é a vida interior de um simples cristão, que habitualmente se encontra em plena rua, ao ar livre; e que na rua, no trabalho, na família e nos momentos de lazer permanece atento a Jesus o dia todo. E o que é isso senão vida...