Biografia de Mons. Mariano Fazio

Vigário geral do Opus Dei desde 2014, Mariano Fazio (Buenos Aires, 25 de abril de 1960) estudou História na Universidade de Buenos Aires e fez o doutorado em Filosofia na Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma).

Governo
Opus Dei - Biografia de Mons. Mariano Fazio Mons. Mariano Fazio.

Mariano Fazio nasceu em Buenos Aires em 25 de abril de 1960. Estudou História na Universidade de Buenos Aires e fez o doutorado em filosofia na Universidade da Santa Cruz (Roma). Foi ordenado sacerdote por São João Paulo II em 1991, depois de ter trabalhado durante 7 anos como professor de Filosofia do Direito e colaborador do jornal "El Telégrafo", no Equador.

De 1996 a 2002 foi o primeiro decano da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz em Roma, e Reitor dessa Universidade de 2002 a 2008. No mesmo período foi eleito presidente da Conferência de Reitores das Universidades Pontifícias Romanas.

Em 2007 foi nomeado perito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Aparecida, Brasil), onde teve a oportunidade de conhecer o então arcebispo Jorge Mario Bergoglio.

Meses depois, voltou ao continente americano onde exerceu a função de Vigário do Opus Dei da Argentina, Paraguai e Bolívia. Em dezembro de 2014 foi nomeado vigário geral do Opus Dei por Dom Javier Echevarría (que era o Prelado no momento) e continuou ocupando o mesmo cargo em janeiro de 2017, quando o Papa nomeou Mons. Fernando Ocáriz prelado do Opus Dei.

Tem interesses culturais e filosóficos variados. É autor de mais de 20 livros sobre a sociedade moderna e os processos de secularização, entre os quais destaca a Historia de la filosofia contemporánea, Historia da filosofia moderna e Historia de las ideas contemporáneas. Entre as suas obras encontram-se alguns perfis biográficos, nomeadamente: El Papa Francisco. Claves de su pensamiento; San Juan XXIII; Beato Pablo VI. Gobernar desde el dolor; De Benedicto XV a Benedicto XVI.

• Fotografias de Mariano Fazio