Biografia de Mons. Fernando Ocáriz

Mons. Fernando Ocáriz nasceu em Paris em 27 de Outubro de 1944, filho de uma família espanhola no exílio na França pela Guerra Civil (1936-1939). É prelado do Opus Dei desde o 23 de janeiro de 2017.

Biografia
Opus Dei - Biografia de Mons. Fernando Ocáriz Monsenhor Fernando Ocáriz, prelado do Opus Dei.

Mons. Fernando Ocáriz nasceu em Paris em 27 de Outubro de 1944, filho de uma família espanhola no exílio na França pela Guerra Civil (1936-1939). É o caçula de 8 irmãos.

Formou-se em Física pela Universidade de Barcelona (1966) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1969). Obteve o doutorado em Teologia em 1971 na Universidade de Navarra. Nesse mesmo ano foi ordenado sacerdote. Em seus primeiros anos como um sacerdote dedicou-se especialmente à pastoral juvenil e universitária.

Desde 1986 é consultor de diversos organismos da Cúria romana: Congregação para a Doutrina da Fé (desde 1986), Congregação para o Clero (desde 2003) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2011). É membro da Academia Pontifícia de Teologia desde 1989. Na década de oitenta foi um dos professores que começou a Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma), onde foi (hoje emérito) professor de Teologia Fundamental.

Entre suas publicações teológicas destacam-se livros sobre Cristologia, como The mystery of Jesus Christ: a Christology and Soteriology textbook; Hijos de Dios en Cristo. Introducción a una teología de la participación sobrenatural; Outras obras são sobre temas filosóficos e teológicos como Amor a Dios, amor a los hombres; El marxismo: teoría y práctica de una revolución; Voltaire; Tratado sobre la tolerancia; Naturaleza, gracia y gloria. Além disso, é coutor de numerosas monografias. Em 2013 foi publicada uma extensa entrevista dada a Rafael Serrano sob o título Sobre Deus, a Igreja e o mundo.

É vigário geral do Opus Dei desde 1994, e em 2014 foi nomeado vigário auxiliar da Prelazia. Ao longo dos últimos 22 anos, acompanhou o prelado anterior, Dom Javier Echevarría, em suas visitas pastorais a mais de 70 nações. Nos anos 60, sendo estudante de teologia, conviveu em Roma com São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Joga tênis desde jovem, esporte que ainda pratica.

Fotografías de Mons. Fernando Ocáriz