Via Sacra

​A Via-Sacra consiste em considerar 14 momentos do caminho de Jesus para o Calvário, na primeira Sexta-feira Santa, a fim de meditar os sofrimentos de Jesus Cristo e unir-se interiormente a Ele. São Josemaria tinha muita devoção a esta prática de piedade.

Outros

Entre os exercícios de piedade com que os fiéis veneram a Paixão de Jesus poucos são tão amados como a Via-Sacra, que percorre o último trajeto da caminhada percorrida por Jesus durante a sua vida terrena, desde o Monte das Oliveiras, onde numa «propriedade chamada Getsêmani» (Marcos 14,32) Jesus ficou «cheio de angústia» (Lucas 22,44), até ao Monte Calvário, onde foi crucificado entre dois malfeitores (cf. Lucas 23,33), ao jardim onde foi deposto num sepulcro novo, escavado na rocha (cf. João 19, 40-42).

Testemunho do amor a este exercício de piedade são as incontáveis vias sacras colocadas nas igrejas, nos santuários, nos claustros e também ao ar livre, no campo ou ao longo da encosta de uma colina.

A Via-sacra, ou "Via Crucis", é a síntese de várias devoções surgidas na Idade Média: a peregrinação à Terra Santa, durante a qual os fiéis visitam devotamente os lugares da Paixão de Jesus; a devoção às «quedas de Cristo» sob o peso da cruz; a devoção aos «passos dolorosos de Cristo» que consiste em ir processionalmente de uma igreja para outra em memória dos percursos feitos por Cristo durante a sua Paixão; a devoção às «estações de Cristo», isto é, aos momentos em que Jesus para ao longo da caminhada para o Calvário por ser obrigado pelos algozes ou por estar muito cansado ou, porque procura dialogar com os homens e mulheres que assistem à sua Paixão.

("Diretório sobre piedade popular e Liturgia. Princípios e orientações"- Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos)Imagens tiradas da Via Crucis de 2013 do Vaticano

*

Links com textos de São Josemaria meditando sobre a Via Sacra:

http://www.escrivaworks.org.br/book/via_sacra-indice.htm

http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/uma-via...