Evangelho de sábado: Jesus trabalha com poder divino através dos seus discípulos

Sábado da 4ª semana da Páscoa. “Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará as obras que eu faço”. Nosso Senhor fez grandes milagres. Visto que, sendo Deus, é omnipotente, pode trabalhar com o mesmo poder através dos seus seguidores; tudo o que é exigido de nós é fé n’Ele.

Evangelho (Jo 14, 7-14)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.


Comentário

“Há tanto tempo estou convosco e não me conheces?”. Há ironia na pergunta. Filipe foi um dos doze apóstolos, não um seguidor de Jesus qualquer. Filipe tinha sido testemunha de todos os sinais grandes que Jesus tinha feito. Só isso devia ter convencido os apóstolos sobre a sua verdadeira identidade.

Como escreve Santo Atanásio: “Efetivamente, dar ordens aos demônios e exorcizá-los não constitui obra humana, mas divina (...). Com efeito, purificava os leprosos, fazia andarem os coxos, abria os ouvidos aos surdos, dava a vista aos cegos; em suma, afastava para bem longe dos homens doenças e fraquezas, de sorte que qualquer podia contemplar a sua divindade”. 

O próprio Senhor já tinha falado da importância dos seus milagres. Aos discípulos de João Batista, disse: “Os cegos veem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, e os mortos ressuscitam” (Mt 11, 5). Ele clamou aos fariseus: “Acreditai nas obras, ainda que não acrediteis em mim” (Jo 10, 38).

Mas a incompreensão dos apóstolos continua a ser uma surpresa. No entanto, em vez de se decepcionar, Jesus fortalece os seus discípulos com palavras de encorajamento: “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”.

A promessa de fazer obras “maiores” do que as do próprio Senhor é assombrosa. Mas é assim que Deus escolheu trabalhar. Envia os seus discípulos e age com o mesmo poder através deles.

Como escreveu São Josemaria: “Como aqueles primeiros discípulos que voltaram maravilhados com os milagres que fizeram em nome de Jesus, perceberemos que o fruto não é nosso. (...) Cristo faz estas coisas através de vós, como fez através dos primeiros discípulos. Isso é bom, minhas filhas e meus filhos, porque nos fundamenta na humildade, tira-nos a possibilidade do orgulho e ajuda-nos a ter boa doutrina”. 

Andrew Soane // Photo: Pexels - Andrea Piacquadio