UNIV: 4.300 estudantes de 200 universidades, com Bento XVI

“Universitas: um saber sem fronteiras”. Não rejeitar nenhum campo de estudo e estar aberto a todas as opiniões; este é o espírito dos 4.300 universitários convocados ao Fórum UNIV deste ano. Estes dias em Roma serão também uma ocasião para manifestar carinho para o Papa.

Estudantes de 200 universidades vão a um fórum em Roma, aonde saúdam a Bento XVI.

Do Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição, 4.300 estudantes universitários vão a Roma para participar no fórum de debate UNIV e acompanhar Bento XVI durante as celebrações da Semana Santa.

O site do UNIV disponibiliza mais informação sobre o Fórum, bem como uma grande quantidade de material de interesse cultural e sobre a cidade de Roma, que acolhe o encontro.

Logotipo da edição do UNIV deste ano. O tema é 'Universitas: um saber sem fronteiras'.

O Fórum UNIV celebra a 42ª edição sob o título “Universitas: um saber sem fronteiras”. Impulsionado nos seus começos por São Josemaria Escrivá, propõe aos estudantes uma jornada de debate acadêmico e diversos eventos culturais (concertos, visitas a museus e encontros com especialistas) em Roma.

Bento XVI, nos seus discursos na Universidade de Ratisbona e de La Sapienza de Roma, convidou a superar o medo para dizer a verdade nos campos moral, científico, humanístico e social. A ideia de verdade não é confrontada com a liberdade pessoal de cada um, nem com o respeito pelas crenças.

Uma universitária saúda Bento XVI em uma edição anterior do UNIV.

O UNIV 2009 pretende contribuir para que tais pressupostos sejam revistos, através de um diálogo real entre pessoas e entre saberes na universitas : entre fé e razão, entre ciência e revelação, entre técnica e ética, entre crentes e não crentes.

Na Terça-feira Santa Bento XVI receberá em audiência os participantes no Fórum UNIV.

O Papa, que sempre manifestou a sua proximidade ao mundo acadêmico, poderá dirigir-se aos mais de quatro mil estudantes de mais de 200 centros universitários.

Giovanni Vasallo, estudante da Universidade de La Sapienza (Roma) e porta-voz do Fórum UNIV assinalou que “reunir-se com estudantes de 200 universidades é uma oportunidade única". "Como encara um australiano os seus estudos? Que visão do mundo partilho com um africano? É a ocasião propícia para responder a estas perguntas. Roma é uma cidade que facilita a abertura a outras culturas”.

Giovanni Vasallo, porta-voz do UNIV e estudante da Universidade de 'La Sapienza' (Roma).

Sobre o encontro com o Santo Padre, Vasallo disse que “ele é um universitário. Imagino que quando receber os 4.300 estudantes haverá um especial entendimento. Queremos mostrar-lhe que o admiramos pela sua abertura sincera à verdade e pela sua valentia ao enfrentar todos os problemas do homem”.

“Aproveitando o título do fórum, diria que o interesse do Papa pelo saber não tem fronteiras, ou seja, preconceitos. Coloca questões incômodas, aponta possíveis soluções... enfim, o discurso de Bento XVI é um agradável desafio para qualquer universitário”.

Nas suas 42 edições, o UNIV convocou para Roma mais de 90.000 universitários. Para esta edição, vêm de países como os Camarões, Japão, Cazaquistão, Trinidad e Tobago, Estônia, Finlândia ou Austrália.