Primeiros atos comemorativos

Com o início do ano do Centenário do Bem-aventurado, tiveram início os eventos previstos para aprofundar em sua figura e na sua herança espiritual. Informamos sobre eventos em Roma, Barbastro e Viena.

1.200 pessoas de 57 países estão participando de um congresso internacional que se desenvolve em Roma. Sob o título de "A grandeza da vida cotidiana", os congressistas analisam questões como a família, o desenvolvimento, a educação e a integração social à luz da mensagem de Josemaría Escrivá.

Na abertura, D. Javier Echevarría disse que, desde 1928 (ano da fundação do Opus Dei), o Bem-aventurado Josemaría proclamou a busca da "plenitude da vida cristã nas circunstâncias ordinárias", onde a Providência divina situou a cada um e, muito concretamente, "através do trabalho profissional, que se converte assim em meio e instrumento de santidade e de apostolado".

No núcleo da mensagem de Escrivá está subjacente, disse o seu sucessor, "a audaz formulação do materialismo cristão, como algo oposto aos materialismos fechados ao espírito". Esse 'materialismo cristão' levava o bem-aventurado a "valorizar altamente as realidades terrenas, a referi-las ao seu Criador e a tratar de convertê-las em instrumento de apostolado".

O congresso, que se encerrará em Roma no dia 12, pode ser acompanhado ao vivo através do site https://www.escriva2002.org.

No dia da abertura, foi exibido um documentário produzido por Alberto Michelini que, com o mesmo título do Congresso romano, mostra em 30 minutos a jornada habitual de várias pessoas que tentam viver o seu dia em presença de Deus. O vídeo será distribuído em inglês, italiano e espanhol.

Celebração em sua cidade natal

Mais de mil pessoas assistiram, no dia 8, na catedral de Barbastro à concelebração eucarística de inauguração do centenário na cidade que viu nascer Josemaría Escrivá. O bispo Juan José Omella destacou que o bem-aventurado "viveu enraizado em Cristo", e "se reconheceu, com alegria, filho da Igreja, à qual sempre amou apaixonadamente".

Omella disse também que "temos de dar graças a Deus pelo que a Obra foi para a Igreja e para tantas pessoas, a quem ajudou a conhecer e a amar mais a Deus. Agradecemos, disse também, pela atividade apostólica e missionária de todos os membros da Obra".

Trinta sacerdotes concelebraram com o bispo. O vigário regional da Prelazia na Espanha, monsenhor Tomás Gutiérrez, destacou que "Barbastro foi de capital importância na forja da personalidade humana e espiritual do Bem-aventurado Josemaría. Este ilustre filho de Barbastro manteve sempre relação com a cidade, autoridades e amigos, e estes corresponderam com grande generosidade àquele carinho".

Barbastro também terá um carimbo postal comemorativo do centenário e, no dia 9, o arcebispo de Saragoça, Elías Yanes, presidiu uma cerimônia na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Placa na catedral de Viena

Em Viena (Áustria), o cardeal Schönborn inaugurou uma placa na catedral na que se lembra a oração do Bem-aventurado Josemaría diante do ícone da Virgem Maria Pocs.

Diante dessa imagem rezou uma oração que desde então repetiram muitos austríacos: "Santa Maria, Estrela do Oriente, ajuda aos teus filhos!". A colocação da placa é uma mostra de agradecimento a Nossa Senhora pela liberdade que alcançaram os países do Leste Europeu. Nessa cerimônia na catedral, além disso, ocorreu a estréia da obra musical 'Missa in honorem beati Josephmariae', do jovem compositor Nikolaus Schapfl.