Pelo Sínodo

A intenção do Papa Francisco para este mês de outubro é para o Sínodo sobre a Sinodalidade, que será realizado em Roma de 4 a 29 deste mês.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos decorre este mês de outubro, entre os dias 4 e 29. A intenção do Papa vai, por isso, neste sentido, convidando a rezar para que o estilo de vida da Igreja seja assente na escuta e no diálogo, aberta ao Espírito Santo, em direção às periferias do mundo.

O sínodo que estamos vivendo trouxe-nos esta palavra nova: "sinodalidade", que significa "caminharmos juntos". Mas isto só é possível se dialogarmos uns com os outros, capazes de falar – transmitindo ideias e opiniões – e de escutar – ouvindo o que outros têm para dizer. É um desafio que pede um coração aberto a acolher o que os outros têm para nos dar. Juntos, temos de aprender a escutar também o Espírito Santo, deixarmo-nos guiar a partir da oração e do discernimento. O Papa Francisco recorda que "uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender. Povo fiel, Colégio Episcopal, Bispo de Roma: cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo".

O caminho do sínodo ainda não terminou, pois continuará com uma segunda sessão desta XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em outubro de 2024. Esta primeira sessão é um momento importante do itinerário sinodal que estamos percorrendo juntos na Igreja. Para que o Espírito Santo possa ser o guia dos trabalhos, somos todos chamados a acompanhar estes trabalhos com a oração.