Pelas religiosas e consagradas

Será que sabemos realmente tudo o que as religiosas e leigas consagradas fazem na Igreja?

Rezemos pelas religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem a encontrar novas respostas diante dos desafios do nosso tempo.

Reflexão

O VALOR DAS CONSAGRADAS 

Neste mês de fevereiro, o Papa Francisco apresenta como sua intenção de oração o tema da vida consagrada feminina. Vivemos num tempo em que, felizmente, há cada vez uma maior sensibilidade para o papel da mulher na vida na Igreja e, obviamente, neste caminho que se está a fazer, é essencial valorizar ainda mais a missão de muitas consagradas e religiosas que se consagram a Deus, ao serviço d Igreja e dos outros. 

Muitas congregações e institutos têm como carisma trabalhar em campos de fronteira, como a educação, a saúde, a assistência a idosos e doentes, exercem as suas missões em locais com muita pobreza e dramas sociais, são responsáveis pastorais de muitas comunidades. O Papa Francisco quer chamar a atenção para alguma tendência latente que pode existir em considerar o trabalho das consagradas como um simples serviço assistencialista ou uma pastoral necessária quando existem poucos sacerdotes. Esta intenção de oração estrutura-se numa ideia central: a missão das religiosas é indispensável para a Igreja. São estas mulheres que mostram a atenção materna e ternurenta de Deus sobre a humanidade mais frágil e vulnerável, situada nas periferias existenciais.

Mas os desafios que a Igreja enfrenta neste tempo são enormes e precisam de outras respostas, para mostrar o amor de Deus que acompanha todos os seus filhos e deseja um mundo mais reconciliado e justo. Por isso, a parte essencial da Igreja que é a vida consagrada feminina também precisa de encontrar as respostas mais profundas que nascem dos seus próprios carismas, da sua sensibilidade, um modo de estar que cresça em novas dimensões, como a presença de consagradas em cargos de responsabilidade na Igreja ou no campo da reflexão teológica. A Igreja verdadeiramente precisa desta presença. Rezemos para que assim aconteça.

Oração

Senhor Jesus, Tu chamas a tua Igreja a ser sinal no mundo da presença do teu amor e da ternura do Pai num mundo tão necessitado como aquele em que vivemos. Pedimos-Te que toques o coração das mulheres que consagram as suas vidas ao serviço do Evangelho, para que o teu Espírito as anime e as inspire nos caminhos que são chamadas a percorrer nos desafios do nosso tempo. Por intercessão de Maria, tua e nossa mãe, pedimos-Te que as abençoes e recompenses com as graças do entusiasmo e da caridade. Ave, Maria...

Desafios

- Agradecer a vocação das religiosas e consagradas, como parte essencial da missão da Igreja, manifestando este agradecimento de forma pessoal às consagradas que conheço.

- Dar valor à missão das consagradas, dando-se conta da sua presença nas periferias existenciais, junto dos mais pequenos, frágeis, vulneráveis, em lugares tão escondidos e discretos. 

- Considerar como a presença das consagradas na Igreja, enquanto mulheres, é essencial para ganhar novos horizontes no campo das instâncias de governo, na reflexão teológica, etc... 

- Prestar atenção à beleza da consagração, de modo a que esta vida se torne mais cativante, rezando pelas vocações à vida consagrada feminina.