O UNIV cria página na Internet

O Congresso Universitário UNIV, que reunirá em breve 3.500 estudantes de todo o mundo em Roma, cria página na Internet. Disponibiliza informação em 6 idiomas para participar neste encontro cultural, que foi impulsionado, no seu início, por São Josemaria.

A nova página na Internet do UNIV (www.univforum.org) pretende ser uma ferramenta de trabalho para os universitários que preparam a sua participação neste Forum Internacional que tem lugar, anualmente, em Roma desde 1968.

Cada ano, o debate universitário centra-se em torno de um assunto da atualidade. Em 2008, entre 15 e 23 de Março, debater-se-á o tema “Entretenimento e felicidade numa sociedade multimídia”.

Em 2008, participarão no Fórum UNIV universitários do Brasil além de países como a Rússia, Uganda, Japão, Suécia, E.U.A., Trindade e Tobago, África do Sul, França ou Equador.

O Fórum oferece aos universitários diferentes cenários para abordar o tema, um encontro acadêmico, concertos, comunicações de peritos, visitas culturais pela cidade e a audiência com o Santo Padre na Praça de São Pedro.

O site www.univforum.org apresenta-se com seis línguas disponíveis (inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e português) e permite conhecer a história desta iniciativa universitária, que tem nas suas origens São Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei. O santo alentou os universitários a partilhar as suas idéias com os seus colegas através do diálogo e do intercâmbio cultural.

O debate universitário de 2008 tratará o tema 'Entretenimento e felicidade na sociedade multimídia'. Na foto, uma intervenção no Fórum UNIV 2007.

O fato deste fórum se celebrar em Roma não é casual: pretende também que a passagem pela Cidade Eterna, o encontro com o Santo Padre e o conhecimento da capital do cristianismo, deixem nos universitários uma marca do valor do humanismo cristão.

“CULTURAL EXCHANGE”

O Fórum UNIV consta de uma sessão principal com uma exposição da responsabilidade de um perito de prestígio, seguida de diversas reuniões de trabalho – chamadas “Cultural exchange” – nas quais os universitários podem expor as suas idéias e defender as suas opiniões. Estas sessões têm lugar em diferentes locais de Roma, durante a permanência dos estudantes na cidade.

O fato de os participantes serem oriundos de diferentes países facilita aos universitários a possibilidade de compartilhar as suas opiniões com as de companheiros de outros continentes e formação cultural diversa, enriquecendo-se assim o debate.

Muitos dos participantes apresentam, além disso, uma breve exposição ou elaboram um pôster que se expõe durante o desenvolvimento do Fórum.

Muitos dos participantes no UNIV 2008 desenvolveram as suas iniciativas de solidariedade. Na foto, um estudante de Singapura dá aulas a uma criança tailandesa, numa zona castigada pela pobreza.

Além do mais, os universitários comprometidos com alguma iniciativa social podem participar num concurso que premia as atividades de solidariedade mais valiosas.

São milhares os jovens do UNIV que, ao longo dos anos, participaram em alguma iniciativa de voluntariado internacional, por exemplo, a partir da Suécia promoveram-se ações de solidariedade no Uganda; a partir da Austrália, no Vietnã; a partir de Itália, na Nicarágua; a partir de Espanha, no Quênia...

O novo site não só inclui notícias sobre a edição de 2008, mas oferece também documentação sobre UNIV já passados.

O debate universitário que há quatro décadas se realiza anualmente em Roma, deixou uma herança cultural de grande valor, que agora a Internet permite pôr à disposição de todos, permitindo contribuir para enriquecer contribuições futuras.

Os universitários procedem dos cinco continentes. O UNIV permite-lhes entrar em contato com a cultura clássica, que teve o seu pólo principal de expansão em Roma.

Além disso, através da sua seção “Cultura e mundo universitário” , o site pretende ser uma fonte constante de artigos e material multimídia que oriente estudantes e professores sobre as tendências culturais de vanguarda.

Em 2007, Bento XVI alentou os jovens do UNIV a aproveitar estas jornadas romanas e que "sejam para todos uma ocasião para uma forte experiência eclesial, de modo a que possais regressar a casa animados pelo desejo de servir com mais generosidade Cristo e os irmãos”. No site do UNIV podem encontrar-se todos os discursos dirigidos a universitários pelos Papas, de Paulo VI à atualidade.

São Josemaria, animava os estudantes, durante este período de formação acadêmica, a adquirir o ideal “do trabalho bem feito, a preparação científica adequada durante os anos universitários. Com esta base, há milhares de lugares no mundo que necessitam de braços, que esperam uma tarefa pessoal, dura e sacrificada".

A audiência com o Santo Padre é um dos momentos principais do UNIV. Em 2007, Bento XVI animou os universitários 'a aprender a servir'.

"A Universidade – continuou – não deve formar homens que depois consumam egoistamente os benefícios alcançados com os seus estudos, devem ser preparados para una tarefa de generosa ajuda ao próximo, de fraternidade cristã”.