O Papa Francisco evoca São Josemaria “precursor do Concílio Vaticano II”

Numa mensagem enviada pelo Secretário de Estado, D. Pietro Parolin, aos participantes de um Congresso Internacional sobre S. Josemaria que ocorreu em Roma, o Papa Francisco fala da mensagem de S. Josemaria.

Papa

Reproduzimos a seguir uma tradução da mensagem dirigida ao Grão Chanceler da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, D. Javier Echevarria:

Por ocasião do Congresso Internacional dedicado a "S. Josemaria Escrivá de Balaguer e o pensamento teológico", organizado no final do Ano da Fé pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, instituição acadêmica por ele inspirada, o Sumo Pontífice Francisco dirige a todos a sua afetuosa saudação, com o desejo de que o precioso exemplo da vida sacerdotal do santo Fundador, precursor do Concilio Vaticano II ao propor a chamada universal à santidade, suscite em todos os fieis da grande família do Opus Dei uma renovada certeza de que o crente, em virtude do batismo que o incorpora a Cristo, está chamado a ser santo e a colaborar com o seu trabalho quotidiano para a salvação da humanidade.

Sua Santidade, ao mesmo tempo que recorda a perene verdade pregada com a palavra e com a vida por S. Josemaria Escrivá – que a fecundidade do apostolado está na oração e numa vida sacramental intensa e constante – pede uma oração pela sua pessoa e pelo seu ministério, e invocando a luz do Espírito Santo para uma frutuosa reflexão, concede a Sua Excelência, o Magnífico Reitor e aos professores a desejada Bênção Apostólica, que estende aos presentes e a quantos frequentam a Pontifícia Universidade.

Arcebispo Pietro Parolin

Secretário de Estado de Sua Santidade