Mons. Ocáriz: “Ernesto Cofiño foi um fermento que transformou o seu ambiente”.

Palavras do Prelado ao saber da decisão do Papa Francisco sobre o decreto de virtudes heroicas do guatemalteco Ernesto Cofiño.

Palabras del Prelado al conocer la decisión del Papa Francisco sobre el decreto de virtudes heroicas del guatemalteco Ernesto Cofiño.

Desejo compartilhar com vocês a minha alegria pela decisão do Papa Francisco de autorizar o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar o decreto sobre as virtudes heroicas de Ernesto Cofiño.

Ernesto correspondeu à graça de Deus e à sua vocação, vivendo as virtudes cristãs em sua família, em sua profissão de médico, em seu generoso serviço aos mais necessitados: os doentes, os pobres, os órfãos. Juntamente com sua esposa Clemencia, ele transformou sua casa – abençoada com cinco filhos – em um lar luminoso e alegre, que foi um exemplo para aqueles que o conheceram.

Convido-os a dar graças ao Senhor, porque este passo no itinerário da Causa de Beatificação deste nosso irmão supernumerário é um novo apelo a difundir o carisma da santidade e do apostolado no cumprimento dos seus deveres cotidianos: familiares, profissionais e sociais.

Fiel à sua vocação de supernumerário do Opus Dei, Ernesto atuou na sociedade guatemalteca como fermento, transformando pouco a pouco o seu ambiente. Como recordava São Josemaria, referindo-se precisamente aos supernumerários, a sua vida de cristão coerente ajudou a impregnar “todas as atividades do mundo de um conteúdo sobrenatural, que, à medida em que se difunde, contribuirá eficazmente para resolver os grandes problemas da humanidade” (Carta 29, n. 10).

Agradeçamos ao Senhor e a Virgem Maria por essa feliz notícia e agradeçamos também ao Santo Padre por ter querido tomar essa decisão.

Com a minha bênção mais carinhosa,

o Padre

Fernando Ocáriz

Roma, 14 de dezembro de 2023