Mons. Mariano Fazio, nomeado vigário geral do Opus Dei

Com o parecer favorável dos membros do Congresso geral eletivo, Mons. Fernando Ocáriz nomeou vigário geral do Opus Dei Mons. Mariano Fazio.

Comunicados para imprensa e declarações
Opus Dei - Mons. Mariano Fazio, nomeado vigário geral do Opus Dei Mons. Mariano Fazio cumprimenta o novo Prelado, Mons. Fernando Ocáriz.

Com o parecer favorável dos membros do Congresso geral eletivo, Mons. Fernando Ocáriz nomeou vigário geral do Opus Dei Mons. Mariano Fazio. O novo vigário será o principal colaborador do prelado no governo ordinário e central da prelazia.

Mariano Fazio nasceu em Buenos Aires em 25 de abril de 1960. É licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Foi ordenado sacerdote por São João Paulo II em 1991, depois de ter trabalhado durante sete anos como professor de Filosofia do Direito e colaborador do jornal "El Telégrafo", no Equador.

De 1996 a 2002 foi o primeiro decano da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz em Roma, e Reitor dessa Universidade de 2002 a 2008. No mesmo período foi eleito presidente da Conferência de Reitores das Universidades Pontifícias Romanas.

Em 2007 foi nomeado perito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Aparecida). Nesta ocasião teve a oportunidade de conhecer o então arcebispo Jorge Mario Bergoglio.

Em 2007 foi nomeado perito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Aparecida, Brasil). Nesta ocasião teve a oportunidade de conhecer o então arcebispo Jorge Mario Bergoglio.

Meses depois, voltou ao continente americano onde exerceu a função de Vigário do Opus Dei da Argentina, Paraguai e Bolívia. Em dezembro 2014 foi nomeado vigário geral do Opus Dei pelo prelado dom Javier Echevarría.

Tem interesses culturais e filosóficos variados. Por exemplo é membro da Sociedad Chestertoniana Argentina y de la Academia Nacional de Historia del Ecuador. Publicou mais de 20 livros sobre a sociedade moderna e os processos de secularização, entre os quais destaca a Historia de la filosofia contemporánea, Historia da filosofia moderna e Historia de las ideas contemporáneas. Entre as suas obras encontram-se alguns perfis biográficos, nomeadamente: El Papa Francisco. Claves de su pensamiento; San Juan XXIII; Beato Pablo VI. Gobernar desde el dolor; De Benedicto XV a Benedicto XVI.

Fotos de Mons. Mariano Fazio

Mais informação sobre o Congresso eletivo