Mensagem do Prelado (15 março 2024)

A Semana Santa está se aproximando, e o prelado do Opus Dei nos convida a considerar como podemos, por meio das nossas vidas, fazer com que Cristo esteja presente no mundo.

Queridíssimos: que Jesus guarde as minhas filhas e os meus filhos!

A proximidade da Semana Santa nos convida a intensificar a contemplação de Jesus Cristo na cruz. Para isso temos a ajuda da liturgia da Quaresma que, como todas as dimensões da vida cristã, vai nos levando à identificação com Jesus. Lembro-me agora daquelas palavras que são Josemaria dirigiu a um grupo de filhos seus: “Manifestem claramente o Cristo que vocês são, pela sua vida, pelo seu Amor, pelo seu espírito de serviço, pelo seu desejo de trabalhar, pela sua compreensão, pelo seu zelo pelas almas” (13/06/1974). Com a ajuda da graça, sempre poderemos crescer em um amor que não fica só num âmbito superficial, mas se manifesta também na preocupação com os outros. O espírito de serviço, o desejo eficaz de amar com obras cada pessoa como ela é – com as suas virtudes e defeitos – reflete, apesar da nossa pequenez, o rosto do Senhor.

Outra maneira de manifestar Cristo é a obediência. Na Semana Santa, contemplaremos como Jesus “se humilhou a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8). Sugiro que continuem meditando a carta sobre a obediência que enviei para vocês no mês passado. Como dizia, precisamos viver uma obediência inteligente, integrada em nossa liberdade. Deste modo, não nos deixaremos arrastar pelos acontecimentos, mas teremos um coração atento ao que Deus quer nos dizer por meio das pessoas e das circunstâncias.

Daqui a poucos dias, celebraremos a solenidade de são José. Meditando sobre a sua vida, vemos que, junto com os momentos de alegria, não faltaram a dor e a dúvida. Ao confiar nos planos que Deus preparou para ele, encontrou uma felicidade que não dependia tanto das coisas externas, e sim de sua união com Jesus e com Maria. Podemos pedir a ele que nos ensine a tratar melhor Jesus e Maria e, assim, ter a força e a alegria de servir aos outros.

Conto com a oração de vocês pelas minhas intenções. Entre elas, os trabalhos que estamos levando adiante com a Santa Sé para a adequação dos Estatutos. Há algumas semanas tivemos uma reunião no Dicastério para o Clero, num clima acolhedor e familiar. Continuem rezando com paz e serenidade pelos próximos passos destes trabalhos.

Com a minha bênção mais carinhosa,

O Padre,

Fernando Ocáriz

Roma, 15 de março de 2024