Com padres diocesanos

​Na manhã de hoje, mons. Fernando Ocáriz encontrou-se com sacerdotes de várias cidades do Brasil. No período da tarde, fez uma visita a Dom Odilo Pedro Scherer.

Prelado
Opus Dei - Com padres diocesanos Dom Odilo e Mons. Ocáriz trocaram medalhas comemorativas da diocese de São Paulo e da Prelazia do Opus Dei

Hoje pela manhã o prelado encontrou-se com padres de diversas dioceses brasileiras. Começou recordando o conselho de São Josemaria de colocar a Eucaristia no centro da nossa vida. Os padres têm um motivo especial para viver este conselho, pois receberam a missão de fazer com que as suas paróquias sejam de verdade Corpo de Cristo: “A Igreja é um povo que vive do Corpo de Cristo, um povo que se faz Corpo de Cristo na Eucaristia.”

Também salientou a importância de os padres estarem sempre unidos aos seus bispos e amarem os seus irmãos no sacerdócio. Essa comunhão é vivida “primeiro, com a oração; depois, estando disponíveis para o que nos pedem; por fim, tendo uma atitude filial, de sintonia humana: o bispo não é chefe, mas pai”.

Outros dois temas mereceram destaque no seu diálogo com os padres. O primeiro foi a importância de aprofundar sempre mais no conhecimento teológico: “essa formação não é simplesmente informação. Ela ajuda a identificar-nos com Jesus Cristo.” Também lembrou a responsabilidade dos padres na promoção de vocações sacerdotais: “a pastoral vocacional é rezar e fazer rezar pelas vocações. Não podemos ter receio de propor a questão vocacional às pessoas que apresentam as devidas disposições: ‘E você? Já pensou em ser padre?’”

Quando o encontro estava prestes a acabar, um dos presentes agradeceu a Mons. Ocáriz, em nome de todos, pela ajuda que a Obra presta aos padres, especialmente “ao nos incentivar a viver a união, o carinho e a oração pelo Papa”.

O cardeal D. Odilo Scherer recebeu na sua residência a Mons. Fernando Ocáriz, a quem conhece há vários anos. Mantiveram uma conversa amável e trocaram medalhas comemorativas da diocese de São Paulo e da Prelazia do Opus Dei. O cardeal pediu orações pelo sínodo arquidiocesano.