D. Damasceno nos Buritis

D. Raymundo Damasceno abençoa imagem de Nossa Senhora Aparecida no Sítio dos Buritis, em Brasília.

Notícias
Opus Dei - D. Damasceno nos Buritis

Na sexta-feira, dia 29 de novembro de 2013, o Sítio dos Buritis, casa de retiros e eventos culturais em Brasília, recebeu uma visita especial. O Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, foi até lá abençoar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, cópia fiel da original, que ele havia dado de presente a essa casa, na qual se realizam atividades sob orientação da Prelazia do Opus Dei.


A cerimônia de benção foi simples, realizada em ambiente familiar, mas muito significativa. Depois da leitura da passagem do Evangelho de S. Lucas que fala da visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, D. Damasceno dirigiu umas breves palavras às famílias presentes. Relembrou os vínculos entre o Opus Dei e o santuário de Aparecida, especialmente desde que S. Josemaria esteve rezando aos pés de Nossa Senhora, na basílica antiga, em 1974. Com a reforma da basílica, já após a canonização do Fundador do Opus Dei, uma imagem foi colocada em um altar lateral, com uma placa relembrando essa estadia.D. Damasceno pediu as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora, para todos os que trabalham no Sítio dos Buritis e ali participam de atividades, bem como para todos aqueles que colaboraram para a construção.

Mons. Vicente Ancona Lopez, vigário do Opus Dei no Brasil, agradeceu o presente e as palavras do Cardeal, salientando o significado da sua presença, como arcebispo de Aparecida e também como Presidente da CNBB. Destacou a unidade do Opus Dei com o episcopado do Brasil, comentando que atualmente a Prelazia desenvolve atividades em cerca de 30 dioceses brasileiras.

Após a bênção da imagem, rezou-se a oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida. D. Damasceno destacou três frases do texto, que foram recentemente inseridas a pedido do Papa Francisco:

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil".

“Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas."

“Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza..."

D. Damasceno também abençoou outra imagem de Nossa Senhora Aparecida, na zona da Administração do Sítio dos Buritis. Lá, teve a oportunidade de cumprimentar as pessoas que trabalham na cozinha e nos cuidados da casa, que a seguir, ofereceram às pessoas presentes um café tipicamente mineiro, em honra à terra natal de D. Damasceno.