Centenário do nascimento de Josemaría Escrivá

No dia 9 de janeiro de 2002 completam-se cem anos do nascimento do Bem-aventurado Josemaría Escrivá. Por isso, entre essa data e o dia 9 de janeiro de 2003, diversas instituições e entidades estão organizando atividades em muitos países onde o Bem-aventurado Josemaría é conhecido por seus livros ou pela difusão dos seus ensinamentos sobre a busca da santidade na vida cotidiana.

Marta Brancatisano Manzi, porta-voz das atividades do Centenário.

Marta Brancatisano Manzi, porta-voz das atividades do centenário, destaca que este aniversário é uma ocasião para "promover uma reflexão sobre a fé como elemento de paz e de amizade, que ajude a superar os preconceitos que a apresentam como fonte de violência ou de divisão entre os homens". A pregação de Josemaría Escrivá – acrescenta Manzi – "foi um contínuo chamado de atenção neste sentido: aprender a viver juntos, a trabalhar juntos, sem dar importância à raça, ao background cultural, ao credo religioso, à condição social, às posturas políticas; o trabalho do homem e da mulher converte-se então em ponte de união e instrumento de serviço".

D. Javier Echevarría disse, recentemente, que o objetivo principal deste acontecimento "é que muitas pessoas se aproximem de Deus e descubram a alegria da vida cristã. O fundador do Opus Dei empregou todo o seu tempo em anunciar Jesus Cristo, recordando que se pode ser plenamente discípulo de Cristo no meio do mundo. O Centenário deve ser um eco dessa verdade cristã radical, que preenche a vida de sentido e de alegria".

O Centenário, além de constituir um momento adequado para a reflexão sobre os ensinamentos do Bem-aventurado Josemaría, será também um acontecimento marcado pelo sinal da solidariedade. Em outubro de 2001 foi inaugurada uma escola profissionalizante em Lagos (Nigéria), em homenagem ao Bem-aventurado Josemaría. Além disso, por ocasião desse aniversário, terão início ao longo do ano de 2002 algumas iniciativas sociais: um ambulatório médico dependente do Hospital Monkole (Congo), um dispensário em Petare (Venezuela), um centro de integração social para para setores menos favorecidos da população, imigrantes e pessoas sem recursos, em Barcelona (Espanha).

Algumas atividades do Centenário 4 de outubro de 2001: Como sinal visível e perdurável do centenário do nascimento de Josemaría Escrivá, foi inaugurado oficialmente em Lagos (Nigéria) o Institute for Industrial Technology, uma escola de formação profissional que tem por objetivo facilitar a incorporação ao mercado de trabalho de jovens de uma região dessa capital africana com elevado índice desemprego.

8 de dezembro de 2001: A diocese de Barbastro — local de nascimento do fundador do Opus Dei, na Espanha — dedicou uma igreja ao Bem-aventurado Josemaría. O novo templo responde às necessidades de atenção pastoral de um bairro recente.

7 de janeiro de 2002: De 7 a 11 de janeiro de 2002 terá lugar em Roma o Congresso Internacional “A grandeza da vida cotidiana”. Pessoas dos cinco continentes farão reflexões sobre temas como educação, família, desenvolvimento e responsabilidade do cristão na construção da paz, sob a luz da mensagem do Bem-aventurado Josemaría.

Durante o Congresso, o correrá a apresentação de um selo comemorativo do Centenário, emitido pelo serviço postal italiano, e a primeira exibição de um documentário, feito por Alberto Michelini, sobre o tema do Congresso: “La grandezza della vita quotidiana”.

Outros congressos ou simpósios já foram realizados, como preparação do Centenário, em Buenos Aires (Universidad Austral, 28-6-01 – 1-7-2001), São José da Costa Rica ("Para uma educação mais humana", 21/22-9-2001), Helsinque ("Matrimônio e família, caminho de santidade", 7-10-2001).

9 de janeiro de 2002: Por ocasião do dia do centenário de Josemaría Escrivá serão realizadas celebrações eucarísticas em numerosos países, presididas pelos bispos diocesanos: Almaty (Cazaquistão), Bruxelas (Bélgica), Caracas (Venezuela), Colônia (Alemanha), Lisboa (Portugal), Luján (Argentina), Moscou (Rússia), Nagasaki (Japão), Nova Delhi (Índia), Paris (França), Riga (Letônia), San Juan (Porto Rico), Sidney (Austrália), Varsóvia (Polônia), Viena (Áustria), Vilnius (Lituânia) , etc.

19 de janeiro de 2002: O Presidente do CELAM e algumas autoridades civis da Colômbia inaugurarão a Escola de Formação Agropecuária “Guatanfur”, no município de Machetá, em memória do Bem-aventurado Josemaría.

21 de janeiro de 2002: Começa na basílica de Notre Dame des Victoires, em Paris, uma exposição informativa sobre o Bem-aventurado Josemaría. A exposição percorrerá outras cidades da França como Aix-en-Provence, Marselha, Bordeaux e Estrasburgo. Outras exposições análogas serão realizadas em Macau, Hong Kong, Abdijan, Londres (Catedral de Westminster), Chicago, Madri, Manila e Melbourne.

14 de março de 2002: Está prevista a apresentação, em Madri, da edição crítica de Caminho, o livro mais difundido do Bem-aventurado Josemaría. Até o presente, foram publicados mais de 4 milhões de exemplares, em 42 línguas. A preparação da edição crítica foi realizada pelo Prof. Pedro Rodríguez. Em abril de 2002 será apresentada a primeira edição de Caminho em língua guarani (Asunción, Paraguay).

Nas vésperas do Centenário, o prelado do Opus Dei erigiu o Instituto Histórico Josemaría Escrivá de Balaguer, formado por historiadores, teólogos e acadêmicos de diferentes disciplinas. O Instituto promoverá estudos científicos sobre o Bem-aventurado Josemaría e os seus ensinamentos.

Nas primeiras semanas do ano 2002 estará disponível na internet um website com os escritos publicados por Josemaría Escrivá (Caminho, Sulco, Forja, É Cristo que passa, Amigos de Deus, Via Sacra, Santo Rosário, Amar a Igreja), em diversos idiomas. O endereço será www.escrivaworks.org.

15 de abril de 2002: O Bem-aventurado Josemaría teve um grande amor ao ministério sacerdotal e dedicou uma particular atenção, durante toda a sua vida, à formação permanente dos sacerdotes. Para refletir sobre o papel do sacerdote na sociedade atual reunir-se-ão sacerdotes, teólogos e intelectuais de diversos países no Santuário de Fátima (Portugal) no dia 15-4-2002.

25 de junho de 2002: Na Universidade Nacional de Tegucigalpa (Honduras) celebrar-se-á uma jornada sobre o ideal de solidariedade nos escritos e na pregação do Bem-aventurado Josemaría. Outras atividades similares terão lugar na Suíça (Zurique, 15-6-2002), Alemanha (Centro de Congressos da Diocese de Colônia, 19-1-2002), Chile (Santiago, 11-6-2002), Brasil (São Paulo, 1-5-2002).

Ao longo do ano de 2002 começarão outras iniciativas sociais em memória do Bem-aventurado Josemaría: um ambulatório médico dependente do Hospital Monkole (Congo), um dispensário em Petare (Venezuela), um centro de integração social para setores menos favorecidos, imigrantes e pessoas sem recursos, em Barcelona (Espanha).

9 de janeiro de 2003: O Prelado do Opus Dei encerrará o ano do centenário do Bem-aventurado Josemaroa, com uma Missa solene.