Carta dos africanos do UNIV ao Papa Bento XVI

“Muito obrigado por nos exigir. Na sua exigência, Santo Padre, vemos como nos estima e como confia em nós”. Participantes no Congresso UNIV procedentes de 11 países africanos entregaram uma carta ao Papa.

Santo Padre,

em nome dos jovens africanos, agradecemos-lhe de todo o coração a sua recente viagem a Angola e aos Camarões, e em particular as palavras que nos dirigiu no Estádio dos Coqueiros de Luanda. Muito obrigado pela compreensão que mostrou com as expectativas, as alegrias, os medos e os sofrimentos do nosso continente.

Muito obrigado pela valentia e clareza com que se converteu em porta-voz de África, também junto dos países ricos, reunidos há uns dias na Europa, em Londres. Nas semanas que se seguiram à sua viagem, as suas palavras sobre a necessidade da ética pública converteram-se num ponto de referência na vida social dos nossos países.

Às vezes, quando nós africanos lemos nos jornais do chamado “Norte do mundo”, sentimo-nos incompreendidos, desvalorizados, inclusive utilizados interesseiramente por parte de uns poucos. Pelo contrário, ao dizer-nos que a África é “o continente da esperança”, Vossa Santidade mostrou que confia em nós e trouxe-nos uma mensagem de ânimo.

Muito obrigado também, Santo Padre, pelas palavras exigentes que nos dirigiu, e pelo seu apelo para que nos empenhemos pessoalmente na educação, no serviço aos outros e na luta contra a corrupção. Nesta exigência vemos também a estima e o respeito do Papa para conosco. Não esquecemos que nos disse que o caminho para transformar o nosso continente começa pela renovação dos nossos corações.

Muito obrigado por ter querido estar conosco, por nos ouvir, por nos indicar um caminho e por ter agitado as nossas consciências. Em nome de todos os universitários e de todos os jovens africanos, queremos dizer ao Papa que poremos todas as nossas forças ao serviço de África, para transformá-la com paciência e constância, trabalhando para as gerações futuras.

Para manter este compromisso, contamos com a oração e a confiança do Santo Padre:

- Serge y Cyrille Futcha (em nome dos participantes dos Camarões)

- Marie-Louse Thiaw (em nome dos participantes do Senegal)

- Supriano Dembe (em nome dos participantes de Angola)

- Busisiew Fortunate Letsoto (em nome dos participantes de África do Sul)

- Mark Muhoro (em nome dos participantes do Quênia)

- Sompto Chukwuemeka (em nome dos participantes da Nigéria)

- Janvier Mahougnon Gbenou (em nome dos participantes do Benin)

- Clementine Kiodi (em nome dos participantes do Congo)

- Alex Mbonimpa (em nome dos participantes do Uganda)

- Aimee Adjou (em nome dos participantes da Costa do Marfim)

- Brenda Garriga (em nome dos participantes da Guiné Equatorial).