Audiência aos participantes do Encontro Internacional "Univ 2006"

Discurso que o Santo Padre Bento XVI dirigiu aos participantes do Encontro Internacional “UNIV 2006” recebidos esta manhã em Audiência, na Aula Paolo VI.

Caros amigos,

Envio-lhes uma cordial saudação a todos vós que, seguindo um tradição que dura já alguns anos, vieram a Roma para celebrar a Semana Santa e participar do Encontro Internacional UNIV. Pertenceis a numerosos países e com assiduidade vos interessais pelas atividades de formação cristã que a Prelazia do Opus Dei promove nas vossas cidades. Bem-vindos a este encontro e muito obrigado pela vossa visita. Saúdo, em particular, o vosso Prelado D. Javier Echevarría Rodríguez, como também o vosso jovem representante, exprimindo sua gratidão pelos sentimentos manifestados em nome de todos.

A vossa presença em Roma, coração do mundo cristão, vos incentiva, durante a Semana Santa, a viver intensamente o Mistério Pascal. Permite-vos, em particular, encontrar a Cristo mais intimamente, especialmente através da contemplação da sua Paixão, Morte e Ressurreição. É Ele que, como escrevi na “Mensagem pela XXI Jornada Mundial da Juventude”, orienta os vossos passos, o vosso estudo universitário e a vossa amizade, no vai e vem da vida cotidiana. Também para cada um de vós, como aconteceu com os apóstolos, o encontro pessoal com o divino Mestre que vos chama amigos (cfr. João 15,15) pode ser o início de uma aventura extraordinária: aquela de tornar-se apóstolo entre os vossos colegas, para conduzi-los a participar da vossa própria experiência de amizade com o Deus feito Homem. Não esqueçais jamais, caros jovens, que do encontro e da amizade com Jesus depende a vossa felicidade.

De grande interesse é o tema que estás aprofundando no vosso Congresso, ou seja, a cultura e os meios de comunicações sociais. No entanto, devemos constatar que nem sempre na nossa época a nova tecnologia o os meios de comunicação favorecem as relações pessoais, o diálogo sincero, a amizade entre as pessoas; nem sempre ajudam a cultivar a interioridade da relação com Deus. Sei muito bem que para vós a amizade e o contato com os outros, especialmente com os vossos colegas, representam uma parte importante da vida cotidiana. É necessário que tenhais a Jesus como um dos vossos amigos mais queridos, ou melhor, o primeiro. Vereis, então, como a amizade com Ele vos conduzirá a abrir-se aos demais, que considerais irmãos, tendo com cada amigo uma relação de caridade sincera. Jesus Cristo, de fato, é o próprio “o amor encarnado de Deus” (cfr. Deus caritas est, 12), e só Nele é possível encontrar a força para oferecer aos irmãos carinho humano e caridade sobrenatural, em um espírito de serviço que se manifesta sobretudo na compreensão.

Caros jovens, permitais que vos repita o que falei aos vossos colegas reunidos em Colônia em agosto do ano passado: quem descobriu Cristo não pode deixar de levar também outros a Ele, dado que uma grande alegria não pode ser mantida para si mesmo mas deve ser comunicada. É este o campo ao qual o Senhor vos chama; é este o “apostolado de amizade”, que São Josemaria, Fundador do Opus Dei, descreve como “amizade pessoal, abnegada, sincera: de tu a tu, de coração a coração” (Sulco, n. 191). Todo cristão é convidado a ser amigo de Deus e, com a sua graça, a atrair a Ele os próprios amigos. Deste modo, o amor apostólico torna-se assim uma autentica paixão que se exprime no comunicar aos outros a felicidade que se encontra em Jesus. Mais uma vez, São Josemaria nos recorda algumas palavras chaves deste caminho espiritual: “comunhão, união, comunicação, confidência: Palavra, Pão, Amor” (Caminho, 535). Se cultivais a amizade com Jesus, se sois assíduos na prática dos sacramentos, e especialmente do Sacramento da Penitência e da Eucaristia, sereis capazes de vos tornardes a  “nova geração dos apóstolos, radicados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e preparados para difundir por todas as partes o Evangelho” (Mensagem para a XXI Jornada Mundial da Juventude)

Que vos ajude a Virgem Santa a dizer sempre sim ao Senhor que vos chama a segui-lo, e que São Josemaria interceda por vós . Desejando-vos que transcorrais a Semana Santa na oração e na reflexão, em contato com tantos vestígios da fé cristã presente em Roma, com afeto bendigo a vós e a todos os que se ocupam da vossa formação e todas as pessoas que vos são caras. 

[Tradução não oficial do original em italiano]