Angelus convocando o Ano da Oração

Em 21 de janeiro de 2024, o Papa Francisco proclamou o Ano de Oração no final do Angelus, em preparação para o Jubileu de 2025.

Amados irmãos e irmãs!

Os próximos meses levar-nos-ão à abertura da Porta Santa, com a qual iniciaremos o Jubileu. Peço-vos que intensifiqueis a vossa oração, a fim de nos prepararmos para viver bem este acontecimento de graça e experimentar nele a força da esperança de Deus. Por isso, hoje iniciamos o Ano da oração, um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração na vida pessoal, na vida da Igreja e no mundo. Seremos ajudados também pelos subsídios que o Dicastério para a evangelização colocará à disposição.

Nestes dias rezemos sobretudo pela unidade dos cristãos e não nos cansemos de invocar o Senhor pela paz na Ucrânia, em Israel, na Palestina e em tantas outras partes do mundo: são sempre os mais frágeis que sofrem a sua falta. Penso nos mais pequeninos, nas muitas crianças feridas e mortas, nas que são privadas de afeto, de sonhos e de um futuro. Sintamos a responsabilidade de rezar e de construir a paz para elas!

Recebi com tristeza a notícia do rapto, no Haiti, de um grupo de pessoas, entre as quais seis religiosas: pedindo de coração a sua libertação, rezo pela harmonia social no país e convido todos a pôr fim à violência, que causa tanto sofrimento àquela querida população.

Saúdo todos vós que viestes de Roma, de Itália e de tantas partes do mundo: em particular, os peregrinos da Polónia, da Albânia, da Colômbia, os estudantes do Instituto Pedro Mercedes de Cuenca (Espanha), os universitários americanos que estudam em Florença, o grupo de Quinceañeras do Panamá, os sacerdotes e os migrantes do Equador, aos quais asseguro a oração pela paz no seu país. Saúdo os fiéis de Massafra e de Perugia; a União Católica Italiana de Professores, Dirigentes e Formadores; e o grupo de escuteiros Agesci de Palmi.

Desejo a todos bom domingo. Por favor, não vos esqueçais de rezar por mim. Bom almoço e até à vista!