27 de outubro, jornada de jejum e oração

Na audiência da quarta-feira passada, o Papa Francisco convocou a uma jornada de jejum e oração, de penitência para pedir a Deus a paz em Israel e Palestina. O prelado do Opus Dei, em sua mensagem do dia 21, tem animado a unirmo-nos a ele com generosidade.

Também hoje os pensamentos se voltam para Israel e para a Palestina. As baixas estão aumentando e a situação em Gaza é desesperadora. Por favor, façam todo o possível para evitar uma catástrofe humanitária!

Preocupa o possível prolongamento do conflito, enquanto já existem muitas frentes de guerra abertas no mundo. Silencie as armas! Que se ouça o grito de paz dos povos, do povo, das crianças! Irmãos e irmãs, a guerra não resolve nenhum problema, apenas semeia morte e destruição, aumenta o ódio e multiplica a vingança. A guerra cancela o futuro. Exorto os crentes a tomarem apenas uma parte neste conflito: a da paz; mas não em palavras, com oração, com dedicação total.

Nesta perspectiva, decidi convocar, na sexta-feira, 27 de Outubro, um dia de jejum e de oração, de penitência, ao qual convido a unir-se, da maneira que julgais conveniente, às irmãs e irmãos das várias confissões cristãs, aos que pertencem a outras religiões e a todos aqueles que têm no coração a causa da paz no mundo.

Em sua mensagem do dia 21, o prelado do Opus Dei animou a unirmo-nos à jornada pela paz

Nessa noite, às 18h, em São Pedro, viveremos, em espírito de penitência, uma hora de oração para implorar a paz, paz neste mundo, em nossos dias. Peço a todas as Igrejas particulares que participem na preparação de iniciativas semelhantes que envolvam o Povo de Deus.