O melhor da África, nas telas

Harambee Africa International convocou a 9ª edição do prêmio “Comunicar África”, para promover documentários que mostrem o melhor rosto do continente. Um jovem do Gana recebeu o prêmio, entregue durante o simpósio realizado de 28 a 30 de setembro em Roma.

Harambee Africa International anunciou os documentários vencedores da 9ª edição do Prêmio Internacional: “Comunicar África”. O objetivo do prêmio é destacar o compromisso com a construção de uma narrativa mais realista sobre o continente, através de documentários e videoclips realizados por jovens com menos de 25 anos.

Foram recebidas, ao todo, 841 candidaturas de cineastas, produtoras e organizações sem fins lucrativos de diferentes países de África, Europa e Estados Unidos. O prêmio, convocado de dois em dois anos, aspira a ser uma mostra do progresso, potencial e riqueza das realidades africanas.

Nesta edição, e pela primeira vez, o mesmo realizador ganhou as duas categorias possíveis (documentário e videoclip): o jovem ganês David Boanuh, cofundador do estúdio de produção “Beautiful Stories”. O júri confirmou “Reframed” como vencedor da secção de videoclipes e “The Golden Seeds” obteve o primeiro lugar na categoria de documentários em vídeo.

De acordo com o júri, o videoclipe Reframed, “constrói eficazmente a imagem do continente restituindo a sua complexidade, variedade, dinamismo, entusiasmo e alegria. O júri quis premiar o compromisso e a capacidade dos autores no sentido de contribuir para uma imagem de África diferente das representações mais frequentes”.

O documentário As sementes de ouro “explora um problema específico e complexo: a indústria do cacau. Projeta uma perspectiva africana, mostrando as dificuldades com um olhar realista e respeitoso. Emerge um retrato de determinação, compromisso, força e esperança.

O júri valorizou especialmente que, através dos testemunhos recolhidos, se tenha posto de manifesto o desejo de ter família, educação, laços profundos com a comunidade e um compromisso proativo na vida cotidiana”.

O júri considerou ainda que o documentário “Kandia“ de Jean Hamado Tiemtoré, merecia uma menção especial. O júri apreciou em Kandia “o olhar esperançado sobre a sociedade local, através da narração de uma experiência determinada e original de convivência e integração. O desejo do autor de mostrar um tipo de relação entre ‘migrantes’ e ‘nativos’ diferente da que propõem os meios de comunicação aparece retratado de forma eficaz e poética”. Tiemtoré é um jovem realizador artístico, nascido no Burkina Fasso e residente em Lecce (Itália), dedicado à valorização das culturas africanas através do teatro e do cinema.


Harambee Africa International celebra 20 anos de compromisso com a solidariedade internacional e a comunicação sobre a África, reunindo personalidades reconhecidas pela sua experiência de encontrar e aplicar soluções inovadoras para problemas sociais.

A pandemia, as guerras em vários continentes, assim como a emergência climática, afetam muitos setores e esferas da vida. Por outro lado, o terceiro setor sempre contribui significativamente para a solução de problemas sociais importantes. Diante de um crescente sentimento de incerteza sobre o futuro próximo, é essencial reforçar a unidade e a colaboração a fim de criar respostas solidárias e sustentáveis.

Harambee deseja, portanto, oferecer um espaço de reflexão e confronto para explorar estratégias e ações inovadoras entre protagonistas de organizações públicas ou privadas, locais, nacionais ou internacionais, de inspiração religiosa ou cívica, num clima de colaboração e para conseguir objetivos comuns.

O simpósio ocorrerá em Roma, de 28 a 30 de setembro de 2022 e contará com várias sessões:

1º dia - Escutar e Aprender

O primeiro dia será destinado a um diálogo e confronto entre pessoas com diferentes convicções e responsabilidades. Serão realizadas duas mesas redondas: numa, serão analisados os desafios sociais e as respostas eficazes dos projetos; na outra, os profissionais compartilharão as suas experiências em diferentes âmbitos e contextos internacionais.

2º dia - Partilhar para co-criar

O segundo dia começará com uma conferência do Prelado do Opus Dei. Em seguida, haverá uma série de workshops e discussões com pessoas que, inspiradas por São Josemaria, estão desenvolvendo iniciativas sociais em todo o mundo. Este dia acontecerá no contexto do centenário da fundação do Opus Dei. Pode encontrar mais informações neste artigo.

3º dia - Apreciar e Celebrar

Abordará o tema “Inovação Social e Juventude em África”: uma ocasião para se reencontrar, recordar as origens e repensar a missão e os objetivos de Harambee olhando para o futuro com os olhos e o coração de um continente cheio de jovens.

Durante o terceiro dia, as boas ideias e projetos de alguns dos jovens empresários africanos serão premiados e também serão apresentados documentários e reportagens para oferecer ao mundo uma imagem precisa destas terras ricas em humanidade.

Por último, também será uma ocasião para agradecer a todos aqueles que contribuíram com o seu “grão de areia” para um ambiente de esperança ao longo dos últimos 20 anos.