Paróquia de São Josemaria Escrivá em Alcorcón (Madrid)

O Bispo D. Joaquín López de Andujar presidiu à bênção da primeira pedra da nova paróquia dedicada ao fundador do Opus Dei, em Alcorcón (Madrd). “Pedimos a Deus, com o espírito do nosso padroeiro, que esta pedra que hoje colocamos veja surgir muitas ‘pedras vivas’ para bem da Igreja.

A Missa de 26 de Junho de 2010, celebrada no Colégio Fuenllana, foi presidida pelo Bispo de Getafe, D. Joaquín López de Andujar. No final foi benzida a primeira pedra da paróquia de São Josemaria.

Na homilia, Mons. Pedro Álvarez de Toledo, vigário do Opus Dei, disse:

“Pensar nos santos faz-nos bem a todos nós. Da santidade fala-nos constantemente o Papa Bento XVI, dizendo que são os autênticos reformadores da vida da Igreja e da sociedade; em cada geração surgem santos que trazem a criatividade da renovação. O importante na Igreja são os santos porque eles manifestam que num momento em que se falava de Inverno da Igreja, o Espírito Santo criava uma nova Primavera despertando na gente nova e nos adultos a alegria de ser cristão.

Foram numerosas as pessoas que participaram na Eucaristia: famílias dos colégios Andel, Fuenllana e moradores de Alcorcón, Getafe, Móstoles, Leganés, Fuenllana, Pinto, etc.

Durante a bênção da primeira pedra da Paróquia

Depois de terminar a Santa Missa, o Bispo, acompanhado pelo pároco e por muitas famílias presentes, deslocou-se ao terreno onde ficará situado o futuro templo, para benzer a primeira pedra. A nova paróquia ficará situada na Rua de Copenhague, entre a Universidade do Rei Juan Carlos e o Hospital de Alcorcón, num bairro novo que alberga já neste momento mais de 20 0000 habitantes.

No dia 1 de Novembro de 2008, a assembleia do município de Alcorcón cedeu um terreno para a construção deste templo. No prazo de um ano foi aprovado o projeto definitivo de comum acordo entre a Câmara e a Diocese.

Desde que em Fevereiro de 2008 começaram as reuniões de casais, todos os meses o pároco se reúne com quase 100 moradores nas suas próprias casas a fim de partilhar momentos de doutrina, oração e alegre diversão. Com o espírito do nosso santo padroeiro “pedimos-lhe, disse durante a cerimônia da bênção, que esta pedra que hoje colocamos veja surgir muitas ‘pedras vivas’ para bem da Igreja”.

A primeira pedra. Dentro da cavidade uma urna com o documento da Bênção e outros símbolos de valor histórico

É uma pedra circular com uma cavidade no centro onde foi colocada uma urna, dentro da qual se depositou o documento da Bênção e da colocação da primeira pedra, os nomes das crianças que até então se baptizaram na nova paróquia (154), e dos quarenta meninos que receberam a Primeira Comunhão. Acrescentaram-se alguns jornais do dia, algumas moedas em curso, uma pagela com relíquia de São Josemaria e a medalha da Canonização do Santo Titular.

O pároco, o Pe. José Juan, tomou a palavra recordando, agradecido, que a primeira pedra na realidade “foram tantas graças que se receberam do céu através de Santa Maria e de São Josemaria. A extraordinária amabilidade com que me recebestes, a afabilidade que me obsequiastes, a participação nas Missas que começamos na capela dos Remédios, o procurar o vosso pároco com vontade de baptizar os vossos filhos.

As obras – disse - começarão em breve. Temos de fazer - todos – muito mais. Por um lado, para pôr em marcha todas as atividades apostólicas e pastorais que se devem realizar nesta paróquia e, por outro lado, para conseguir meios econômicos: “Se te importa, traz”, poderia ser o lema.

Que Santa Maria e o nosso titular, São Josemaria, nos façam sonhar e ficar aquém”