Paróquia de S. Josemaria Escrivá em Alcorcón

O bispo de Getafe (Madrid), D. Joaquín María López de Andújar, presidiu, no dia 26 de junho, festa de S. Josemaria Escrivá, à cerimónia da bênção dos edifícios que fazem parte da paróquia que está a ser construída em honra deste santo, fundador do Opus Dei, no município de Alcorcón, da Área Metropolitana de Madrid, Espanha.

O bispo de Getafe (Madrid), D. Joaquín María López de Andújar, presidiu, no dia 26 de junho, festa de S. Josemaria Escrivá, à cerimônia da bênção dos edifícios que fazem parte da paróquia que está a ser construída em honra deste santo, fundador do Opus Dei, no município de Alcorcón, da Área Metropolitana de Madrid, Espanha.

O complexo é obra da arquiteta Margarita García Pinilla e o seu orçamento é de 1.1 milhões de euros, que se serão pagos com donativos de fiéis, contributos voluntários e mensalidades.

A colocação da primeira pedra teve lugar no ano de 2010; e, depois de cinco anos em que se foi celebrando Missa em diferentes locais do município, vão por fim ser inaugurados os edifícios e a residência do pároco.

No salão paroquial, que fará as vezes de templo a partir de agora, vêem-se o retábulo e a imagem da Virgem Maria, obra do escultor Juan Carlos Martínez Moy, das oficinas de Arte Granda.

O retábulo foi realizado a partir da ideia do pároco, Pe. Juan Lozano, sobre o chamamento universal à santidade. Nele surgem S. Josemaria Escrivá e o Bem-Aventurado Álvaro del Portillo no meio de pessoas que desenvolvem as suas atividades quotidianas. Ao centro está o sacrário iluminado. O fundo paisagístico integra edifícios de Alcorcón: os castelos e a igreja de Santa Maria la Blanca. Tudo foi modelado em barro e posteriormente reproduzido em resina. O último passo foi a policromia.

O processo de elaboração da imagem de Nossa Senhora foi similar, embora neste caso a ideia seja do próprio escultor Martínez Moy. Para ela e para o Menino Jesus, o artista serviu-se de modelos reais idealizados, conjugando a ideia da humanidade e da divindade de ambos.

Nossa Senhora e o Menino Jesus sorriem, como que brincando às escondidas, como Deus brinca e parece esconder-se, por vezes, na vida das suas criaturas (‘latens Deitas’. ‘Deus escondido’, como vem expresso em muitos sacrários).