Imagem de São Josemaria em Vilnius (Lituânia)

No dia 6 de Outubro foi celebrada em Vilnius (Lituânia) uma Missa Solene para comemorar o 80º aniversário da fundação do Opus Dei. Foi presidida pelo Cardeal e Arcebispo de Vilnius na igreja dedicada a Todos os Santos da capital da Lituânia. Antes de terminar a celebração, o Cardeal benzeu uma pintura de São Josemaria que fora colocada numa das paredes laterais para a veneração dos fiéis.

Notícias

No passado dia 6 de Outubro foi celebrada em Vilnius (Lituânia) uma Missa Solene para comemorar o 80º aniversário da fundação do Opus Dei. Foi presidida pelo Cardeal e Arcebispo de Vilnius, Audrys Juozas Bačkis, na igreja dedicada a Todos os Santos da capital da Lituânia.

Antes de terminar a celebração, o Cardeal benzeu uma pintura de São Josemaria que fora colocada numa das paredes laterais para a veneração dos fiéis. Na oração da bênção exortam-se os fiéis a venerar as imagens dos santos para que, ao contemplá-las, sintam desejo de seguir o exemplo das suas obras e da sua santidade.

No fim da cerimónia, uma família entregou ao Cardeal, em nome dos assistentes, um ramo de flores como felicitação pelo 20º aniversário da sua ordenação episcopal. Em seguida, foi exposta uma relíquia de São Josemaria para que os que quisessem se aproximassem a venerá-la. Muitos dos assistentes assim procederam, dirigindo-se depois ao local onde se encontrava o quadro para rezar uns momentos.

O quadro foi pintado especialmente para esta igreja por um artista lituano. O pároco, o padre Vylautas Rapalis, deseja colocar também, do outro lado do mesmo altar, um retrato da beata Madre Teresa de Calcutá, já que – segundo ele – São Josemaria e a Madre Teresa são dois santos muito representativos do século XX.