Escriva.org, um site para aprofundar a mensagem de São Josemaria

Os livros de São Josemaria oferecem sugestões para quem deseja ser encontrado por Deus em sua vida diária. O primeiro livro foi publicado em 1939: Caminho. O lançamento do site escriva.org facilita agora o acesso a muitos dos escritos do fundador do Opus Dei.

Um mecanismo de busca especialmente eficaz, categorias temáticas, mais de 20 idiomas, um design claro e simples, facilidade de leitura e velocidade de carregamento em conexões lentas são algumas das novidades do novo site.

Caminho, a obra mais popular, pode ser consultada no novo site, juntamente com Sulco e Forja, e as coleções de homilias Amigos de Deus e É Cristo que Passa; o primeiro e o segundo volumes de Cartas, Entrevistas e Em diálogo com o Senhor, publicados nos últimos anos como edições críticas, também foram adicionados. Por enquanto alguns destes textos só estão disponíveis em espanhol

Página principal de escriva.org
Página principal de escriva.org

Outros textos – alguns ainda inéditos – continuam o plano de publicação das obras que São Josemaria deixou escritas. Sua preparação foi confiada ao “Istituto San Josemaria Escrivá”, que publicará estas obras em edições críticas que oferecem contexto e acrescentam informações aos textos. Depois de algum tempo da edição na língua original ou das traduções, serão acrescentadas pouco a pouco ao site escriva.org para acesso universal, com os correspondentes índices de assuntos e referências à Sagrada Escritura.

Quatro novidades do site dos escritos de São Josemaria

As novidades e inovações deste site se concentraram em resolver os quatro problemas que foram identificados no antigo escrivaobras.org: idiomas disponíveis e problemas de visão, conexão e compatibilidade de dispositivos. No momento, o escriva.org oferece traduções em 24 idiomas – já que nem todas as 142 traduções do Caminho foram digitalizadas – e as que estão preparadas serão adicionadas progressivamente.

Para os deficientes visuais, com dificuldade para enxergar com baixo contraste ou que não conseguem ver, as fontes, fundos e cores do escriva.org foram escolhidos de forma a facilitar a navegação no site de maneira amigável e simples.

Índice de materias según el libro que se quiera consultar.
Índice de materiais segundo o livro que se queira consultar.

Por outro lado, o site foi adaptado para funcionar corretamente e sem problemas em países que não têm boa conexão com a Internet. Com as alterações introduzidas, os tempos de carregamento foram reduzidos na maioria dos países e também nos celulares em que o site é acessado: os dispositivos mais simples ou mais antigos também perceberão melhorias em comparação com o site anterior.

Como tirar o máximo proveito de escriva.org?

As obras de São Josemaria publicadas neste portal somam vários milhares de páginas, com um conteúdo amplo e rico. Para os usuários que desejam encontrar citações ou ideias específicas de acordo com uma determinada área temática, foi criado um índice que agrupa todos os textos por assunto.

O site também oferece um poderoso mecanismo de busca que permite localizar rapidamente qualquer palavra e encontrar citações com facilidade. A partir de agora será mais fácil, por exemplo, escolher uma referência a São Josemaria sobre a santificação do trabalho, o amor ao Papa ou a filiação divina.

Detalhamento por temas na classificação dos textos de São Josemaria
Detalhamento por temas na classificação dos textos de São Josemaria

Cada assunto está subdividido em categorias. Por exemplo, queremos algumas ideias sobre o apostolado para nossa oração pessoal. No índice de assuntos, a palavra “apostolado” nos leva a quase cinquenta subcategorias relacionadas, como “apostolado no lar”, “eficácia apostólica”, “frutos”, “superabundância de vida interior” ou “instrumentos de Deus”, cada uma com várias citações das obras de São Josemaria.

Algo semelhante acontece com as citações bíblicas, já que, ao lado do índice de assuntos, foi elaborado um índice de referências à Sagrada Escritura, organizado de acordo com os livros do Antigo e do Novo Testamento. Em cada um deles, estão listados os versículos citados por São Josemaria, com um link para o parágrafo em que são mencionados. É possível buscar citações de uma obra específica ou, a partir do índice geral, acessar todos os textos que utilizam essa fonte.

Índice de referencias a la Sagrada Escritura.
Índice de referências a Sagrada Escritura.

Todas essas melhorias na classificação temática facilitam muito a busca de comentários sobre as cenas evangélicas da Anunciação, do jovem rico ou das pescas milagrosas; ou a localização de uma passagem ou de um ponto em que ele fala de uma vida de infância espiritual, mortificação ou alegria. Se uma de suas obras não estiver disponível em seu próprio idioma, também é indicado em quais outros idiomas ela pode ser consultada.

Uma ajuda para a vida cristã

No site encontramos alguns testemunhos de pessoas muito variadas que encontraram em Caminho livro uma ajuda para começar a rezar, um consolo em momentos complexos ou um estímulo para ter uma vida cristã sólida: encontros fortuitos, leituras clandestinas em países onde a fé era perseguida... A grande difusão de Caminho e seu serviço às almas têm a ver com a experiência sacerdotal do fundador do Opus Dei e com a sua vida interior. O leitor não encontra uma lista de teorias mais ou menos piedosas: conversa com um sacerdote que difunde seu amor a Deus. Esses testemunhos são, em certo sentido, a ponta do iceberg do bem que todos os livros de São Josemaria fizeram.

Os livros Santo Rosário e Via Sacra são uma grande ajuda para a piedade pessoal. Qualquer pessoa que tenha meditado as homilias de É Cristo que Passa, Amigos de Deus ou Amar a Igreja pode testemunhar como estas leituras permitem realizar o panorama descrito no ponto 754 de Forja: “Quando abrires o Santo Evangelho, pensa que não só deves saber, mas viver o que ali se narra: obras e ditos de Cristo. Tudo, cada ponto que se relata, foi registrado, detalhe por detalhe, para que o encarnes nas circunstâncias concretas da tua existência.

- O Senhor chamou-nos, a nós católicos, para que O seguíssemos de perto; e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida.

Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: “Senhor, que queres que eu faça?…” – A Vontade de Deus!, ouvirás na tua alma de modo terminante.

Pois bem, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. – Assim procederam os santos”.

Em 2017, a publicação de uma nova coleção de homilias e meditações, como Em diálogo com o Senhor, e em 2020 o início da publicação de suas cartas aos fiéis do Opus Dei, nos permitem aprofundar o tesouro da mensagem de São Josemaria. No livro Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá – que inclui a emblemática homilia Amar o mundo apaixonadamente, pronunciada com no campus da Universidade de Navarra, o seu pensamento é apresentado com a radicalidade de sua novidade, como relatam jornalistas de de Le Figaro, The New York Times,Time, L'Osservatore della Domenica, Telva,Gaceta Universitaria e Palabra.

O fundador do Opus Dei muda de registro de acordo com o tipo de texto: discursos acadêmicos, pontos de meditação, homilias ou entrevistas; mas há um fundo comum, um interesse em ajudar o leitor – ou o ouvinte – a transmitir uma mensagem limpa que a retórica ajuda a iluminar, para que a luz recaia sobre o conteúdo e não sobre a forma: “Eu lhes asseguro, meus filhos, que quando um cristão desempenha com amor a mais intranscendente das ações diárias, está desempenhando algo donde transborda a transcendência de Deus. Por isso tenho repetido, com insistente martelar, que a vocação cristã consiste em transformar em poesia heroica a prosa de cada dia. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não: onde de verdade se juntam é no coração, quando se vive santamente a vida diária…” (Entrevistas 116).