A misericórdia divina

“Deus é rico em misericórdia” foi a mensagem que o São João Paulo II dirigiu a toda a Igreja na sua recente viagem à Polônia. Apresentamos textos selecionados do São Josemaria sobre a misericórdia de Deus.

Procura a união com Deus e enche-te de esperança — virtude segura! —, porque Jesus te iluminará com as luzes da sua misericórdia, mesmo na noite mais escura.

Forja, 293

Outra queda..., e que queda!... Vais desesperar-te? Não: humilhar-te e recorrer, por Maria, tua Mãe, ao Amor Misericordioso de Jesus. — Um miserere e... coração ao alto! — Vamos!, começa de novo.

Caminho, 711

Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! — Porque, nos julgamentos humanos, castiga-se a quem confessa a sua culpa; e no divino, perdoa-se.

Bendito seja o santo Sacramento da Penitência!

Caminho, 309

"Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..."

Humildade de Jesus!... Que lição para ti, que és um pobre instrumento de barro! Ele — sempre misericordioso — te levantou fazendo brilhar na tua baixeza, elevada gratuitamente, as luzes do sol da graça. E tu, quantas vezes não disfarçaste a tua soberba sob a capa da dignidade, da justiça...! E quantas ocasiões de aprender do Mestre não desaproveitaste, por não teres sabido sobrenaturalizá-las!

Sulco, 261

Acostuma-te a colocar o teu pobre coração no Doce e Imaculado Coração de Maria, para que o purifique de tanta escória, e te leve ao Coração Sacratíssimo e Misericordioso de Jesus.

Sulco, 830

Conta o Evangelista São Lucas que Jesus orava... Como seria a oração de Jesus!

Contempla devagar esta realidade: os discípulos convivem com Jesus Cristo e, nas suas conversas, o Senhor ensina-lhes — também com as ações — como devem orar, e o grande portento da misericórdia divina: que somos filhos de Deus, e que podemos dirigir-nos a Ele, como um filho fala com seu Pai.

Forja, 71

Sim, tens razão: que profundidade, a da tua miséria! Só por ti, onde estarias agora, até onde terias chegado?...

"Somente um Amor cheio de misericórdia pode continuar a amar-me", reconhecias.

— Consola-te: Ele não te negará nem o seu Amor nem a sua misericórdia, se O procuras.

Forja, 897

(...) É preciso pedir insistentemente à Santíssima Trindade que tenha compaixão de todos. Ao falar destas coisas, estremeço ante o pensamento da justiça de Deus. Recorro à sua misericórdia, à sua compaixão, para que não olhe para os nossos pecados, mas para os méritos de Cristo e de sua Santa Mãe, que é também nossa Mãe, para os do Patriarca São José, que lhe serviu de Pai, para os dos Santos.

É Cristo que passa, 82, 4