Perguntas sobre o Opus Dei

Algumas perguntas relevantes sobre o Opus Dei. Se tiver outras perguntas, por favor use o formulário de "contato" no canto superior direito da página.

Sobre o Opus Dei

O que é a santidade?

Ser santos significa parecer-se com Jesus Cristo em tudo: pensamentos, sentimentos, palavras e ações. O traço mais característico da santidade é a caridade (amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo), que dá forma a todas as virtudes: humildade, justiça, laboriosidade, castidade, obediência, alegria... É uma meta a que todos os batizados são chamados, e que só é alcançada no Céu, depois de lutar a vida inteira, contando com a ajuda de Deus.

O que é o Opus Dei?

O Opus Dei (Obra de Deus, em latim) é uma instituição hierárquica da Igreja Católica — uma prelazia pessoal —, que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja. Concretamente, pretende difundir uma profunda tomada de consciência da chamada universal à santidade e do valor santificador do trabalho cotidiano. O Opus Dei foi fundado por São Josemaría Escrivá em 2 de outubro de 1928

O que significa santificar o trabalho?

Significa trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: trabalhar bem, com qualidade, de acordo com a justiça e respeitando as leis, com o fim de amar a Deus e servir os outros. Desse modo se contribui para santificar o mundo a partir de dentro e para tornar o Evangelho presente em todas as atividades, tanto nas que parecem mais brilhantes como nas mais humildes e escondidas, porque o importante diante de Deus não é o êxito humano, mas o amor que se coloca no trabalho.

O que são as prelazias pessoais?

As prelazias pessoais são circunscrições eclesiásticas, previstas pelo Concílio Vaticano II e pelo Código de Direito Canônico, que são constituídas para levar a cabo, com grande flexibilidade, determinadas tarefas pastorais. Os fiéis das prelazias pessoais continuam pertencendo às igrejas locais ou dioceses onde têm o seu domicílio.

Que características concretas tem a prelazia pessoal do Opus Dei?

O Opus Dei é uma prelazia pessoal de âmbito internacional, composta por um Prelado, por um clero próprio e por fiéis leigos (homens e mulheres). Os sacerdotes da Prelazia procedem dos membros leigos. Os leigos e os sacerdotes cooperam organicamente na missão de difundir o ideal da santidade no meio do mundo e de promover, especialmente, a santificação do trabalho.

Quando foi fundado o Opus Dei?

O Opus Dei foi fundado em 1928.

A quem se dirige

O Opus Dei dirige-se igualmente a homens e mulheres?

Homens e mulheres têm a mesma dignidade de filhos de Deus, e são igualmente chamados à santidade heróica em virtude do Batismo. As mulheres e os homens da Prelazia vivem o mesmo espírito, promovem apostolados similares, exercem todas as profissões honradas, procuram da mesma forma santificar o trabalho e a vida familiar. Além disso, os fiéis leigos do Opus Dei, homens e mulheres, desempenham idênticas tarefas de direção e de formação na Prelazia.

Quem pode pertencer ao Opus Dei?

Podem pertencer ao Opus Dei fiéis católicos adultos, homens e mulheres de qualquer cultura, nacionalidade, condição social e nível econômico, que percebem que Deus os chama a servi-Lo plenamente no meio do mundo, e que respondem livremente a essa chamada: de fato, a incorporação ao Opus Dei é sempre um compromisso de amor como resposta a uma vocação divina. Atualmente pertencem ao Opus Dei mais de 85.000 pessoas.

Pode haver pessoas casadas no Opus Dei?

Sim. De fato, a imensa maioria dos fiéis da Prelazia são pessoas casadas. Alguns são solteiros, e desses uns poucos são sacerdotes (menos de 2% do total). Os casados se esforçam por seguir Jesus Cristo precisamente nas circunstâncias comuns da sua vida: no seu trabalho fora e dentro do lar, cuidando da sua família, mantendo o amor conjugal sempre jovem, recebendo com generosidade os filhos que Deus lhes concede, educando-os com esmero e transmitindo-lhes a fé com o seu exemplo e a sua caridade.

Como incorporar-se ao Opus Dei?

A incorporação é feita mediante uma declaração formal por parte da Prelazia e do interessado. É baseada no valor da palavra dada e na honradez cristã da pessoa que se incorpora à Prelazia, e traz consigo um compromisso por toda a vida: lutar para ser santo, segundo o espírito do Opus Dei. Portanto, requer que o interessado seja maior de idade e que se trate de uma decisão livre, ponderada e madura. Exige, além disso, a necessária informação prévia e um adequado período de preparação.

Em que consiste a preparação prévia à incorporação ao Opus Dei?

Normalmente, a petição de admissão na Prelazia é precedida por um tempo de assistência regular aos meios de formação (recolhimentos, aulas, direção espiritual), que permite conhecer com profundidade o Opus Dei. Também se recomenda o exercício estável das práticas cristãs que os fiéis da Prelazia se comprometem a viver, tais como a recepção frequente dos sacramentos, a oração, o apostolado e, em geral, o esforço humilde e constante por adquirir as virtudes.

Há fiéis do Opus Dei que vivem o celibato?

Além dos sacerdotes, alguns leigos — homens e mulheres — vivem o celibato como um dom de Deus e por motivos apostólicos. Isto permite-lhes uma maior dedicação a tarefas formativas, sem modificar em nada a sua condição laical, a sua situação profissional, a sua posição na Igreja e na sociedade.

Os sacerdotes seculares podem pertencer ao Opus Dei?

Os sacerdotes seculares incardinados em uma diocese não podem pertencer à Prelazia, mas podem fazer parte da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, uma associação indissoluvelmente unida à Prelazia. Ao se incorporarem à Sociedade da Santa Cruz, a sua condição diocesana não se modifica: eles continuam pertencendo plenamente ao clero da sua própria diocese e dependendo do seu Bispo, como antes. Esses sacerdotes se comprometem a procurar a santidade no exercício do trabalho sacerdotal, segundo o espírito do Opus Dei, e se empenham de forma especial em viver profundamente unidos ao seu próprio Bispo e aos demais sacerdotes.

Os cristãos não católicos ou pessoas que não são cristãs podem pertencer à Prelazia?

Os cristãos não católicos e as pessoas de outras religiões não podem pertencer à Prelazia, mas podem cooperar com o Opus Dei, se o desejarem. Os cooperadores rezam pelo Opus Dei e colaboram — com o seu trabalho e com as suas esmolas — com as iniciativas educacionais e assistenciais promovidas pelos fiéis da Prelazia em todo o mundo. Atualmente, contam-se entre os cooperadores do Opus Dei cristãos ortodoxos, anglicanos, luteranos, bem como judeus, muçulmanos, budistas e também pessoas que não professam nenhuma religião.

Atividades que realiza

Que tipo de apostolado desenvolve o Opus Dei?

O principal apostolado que desempenham os fiéis da Prelazia do Opus Dei é o que cada um deles realiza no seu próprio ambiente, sem formar grupos, mas como expressão natural e espontânea do seu compromisso cristão. O apostolado enobrece os laços de amizade: um bom cristão se esforça por ser um bom amigo, sincero e leal. Além disso, como fruto do desejo de contribuir para a solução dos problemas do seu ambiente e de ajudar os mais necessitados, os fiéis do Opus Dei, com muitas outras pessoas, promovem iniciativas educacionais e assistenciais: escolas, hospitais, centros de formação profissional, universidades... São instituições muito diversas, que têm a personalidade própria do país e da cultura em que nascem.

O Opus Dei tem uma doutrina política, social ou religiosa própria?

O Opus Dei tem e difunde apenas a doutrina da Igreja. A característica específica do Opus Dei é o esforço para levar o Evangelho a todos os ambientes através da santificação do trabalho. No Opus Dei se vive e se incentiva a liberdade e o pluralismo em todas as questões políticas, culturais, econômicas e sociais que não tenham sido definidas pela Igreja.

Que atividades o Opus Dei desenvolve?

O Opus Dei proporciona aos seus fiéis o atendimento pastoral e os meios de formação que os ajudam a desempenhar a sua missão no mundo. Também oferece meios de formação àqueles que tenham interesse em aprofundar nas exigências da fé. A Prelazia organiza aulas, palestras, recolhimentos, meios de direção espiritual, etc., para tornar conhecidos os ensinamentos do Evangelho e do Magistério da Igreja e ajudar a praticá-los. Os meios de formação — que são separados para os homens e para as mulheres — são organizados em horários e locais compatíveis com o cumprimento dos deveres familiares, profissionais e sociais dos assistentes.

O Opus Dei promove atividades para jovens?

Os centros do Opus Dei oferecem atividades de formação para jovens estudantes e operários, como aulas de doutrina católica, direção espiritual, encontros culturais e projetos de solidariedade. Nos meios de formação recorda-se — entre outras coisas — a importância do estudo e do trabalho, como preparação indispensável para servir seriamente à sociedade e à Igreja, para ser semeadores de paz e de alegria e construir assim um mundo mais humano, mais justo e mais cristão.

Que relação tem o Opus Dei com outras instituições da Igreja?

A prelazia do Opus Dei como tal, e cada um dos seus fiéis em particular, esforçam-se por viver em plena comunhão com o Papa, bispos, sacerdotes, religiosos e todas as realidades eclesiais. O fundador do Opus Dei sempre recordou que o Opus Dei existe exclusivamente para servir a Igreja, e que os fiéis da Prelazia têm de ser fermento de unidade.

Mais informação

Onde posso conseguir mais informações sobre o Opus Dei?

A Prelazia publica um boletim oficial, Romana, que recolhe todos os documentos e notícias relevantes sobre a sua atividade: mais dados podem ser encontrados em www.romana.org. Além das informações contidas neste site, pode-se encontrar outras: - sobre São Josemaría em www.josemariaescriva.info - sobre os seus escritos em www.escrivaworks.org Nos países onde há trabalho apostólico do Opus Dei, existe também um Escritório de Informação, que está à disposição dos jornalistas e profissionais da comunicação. O endereço eletrônico desses escritórios pode ser encontrado na seção "Sala de Imprensa" deste site.

Como posso entrar em contato com alguma pessoa ou com algum Centro do Opus Dei?

Envie-nos uma mensagem rápida, indo à página Contato (link: https://opusdei.org/pt-br/contact/), ou um mande um e-mail para info.br@opusdei.org. Enviaremos uma resposta prontamente. Caso resida em outro país, é possível enviar uma mensagem rápida clicando no botão através da página https://www.opusdei.org/pt-br/contact/