Uma rua a São Josemaria na fronteira do Polo Sul

“Sejam semeadores de paz e de alegria”, dizia São Josemaria em suas catequeses. E a semeadura tem chegado longe. Concretamente, ao fim do mundo: Ushuaia, a população habitada mais próxima ao Polo Sul, dedicou uma rua a São Josemaria, o Fundador do Opus Dei.

A mensagem da santificação do próprio trabalho a serviço ao próximo difundiu-se pelos cinco continentes.

A prova é que na cidade mais austral do mundo, Ushuaia, os vizinhos dedicaram uma rua ao sacerdote aragonês.

Ushuaia é uma cidade argentina de 45.000 habitantes, capital da província de Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul. Encontra-se às margens do Canal de Beagle, rodeada pela cadeia montanhosa do Martial, na Baía de Ushuaia.

A “Rua Monsenhor Escrivá” situa-se entre as ruas Kanukinka e Magallanes. A cidade, voltada sobre a baía, é a mais próxima ao estreito de Magalhães, passagem marítima entre o oceano Atlântico e o Pacífico.

A palavra Ushuaia provem do idioma yagán, composta por: ush (ao fundo, ou ao poente) e waia (baía ou enseada) e significa “baía que penetra no poente ou para o ocidente”.

O trabalho do Opus Dei chegou à Argentina em 1950. A devoção ao Fundador estendeu-se por todo o país, e já são mais de dez as localidades que quiseram tê-lo presente em nome de rua de sua cidade. Leia aqui mais informação sobre o Opus Dei na Argentina.