Uma foto com data

A 19 de fevereiro, durante a estadia de S. Josemaria na Guatemala deu-se um pequeno episódio cheio de significado. Era o dia do onomástico de D. Álvaro e, durante uma reunião, alguém perguntou ao Padre: - Como fazer para sermos fiéis como D. Álvaro? Imediatamente todos os presentes romperam em forte aplauso, a que se uniu S. Josemaria visivelmente contente.

Mais recursos

Em maio de 1974, S. Josemaria começou a segunda viagem à América que teve como etapas o Brasil, a Argentina, Chile, Peru, Equador e Venezuela. Mas o ímpeto da alma do fundador do Opus Dei superava a resistência do seu corpo que ficou depauperado. Depois de um intenso trabalho no Brasil e na Argentina, teve uma faringite no Chile que se foi complicando ao chegar ao Peru; a isto juntou-se, depois, o mal das alturas no Equador. A saúde ressentiu-se de forma patente.

S. Josemaria e D. Álvaro del Portillo. Guatemala. 19 de fevereiro de 1975

D. Javier Echevarría lembra que tiveram de “ir adiando a viagem relativamente aos planos iniciais, umas vezes pelas condições atmosféricas, outras vezes porque a saúde de S. Josemaria estava debilitada e não havia possibilidade de realizar as reuniões multitudinárias previstas. Em qualquer caso, o comportamento de D. Álvaro, foi impecável, animando, sustendo, sabendo guardar silêncio quando S. Josemaria não aguentava mais, e tinha de se submeter a tratamentos médicos que o deixavam esgotado.

Se sempre tinha sido um filho fiel do Fundador, nesses meses de autêntico calvário físico para S. Josemaria, esteve sempre a seu lado com uma atenção tal que demonstrava a sua fidelidade a Deus, através de um serviço leal a quem Deus tinha escolhido para iniciar o caminho do Opus Dei».

A 20 de janeiro de 1975, S. Josemaria quis recomeçar a catequese por terras da Venezuela e Guatemala, que se prolongou pelo mês de fevereiro. Na capital da Guatemala deu-se um pequeno episódio cheio de significado. 19 de fevereiro era o dia do onomástico de D. Álvaro e, durante uma reunião em que participava um bom número de fiéis do Opus Dei, alguém perguntou ao Padre: - Como fazer para sermos fiéis como D. Álvaro? Imediatamente todos os presentes romperam em forte aplauso, a que se uniu S. Josemaria visivelmente contente.

Fonte: "Álvaro del Portillo. Un hombre fiel". Javier Medina Bayo // Ediciones Rialp - 2012