Um centenário marcado pela solidariedade

Em 9 de janeiro foram apresentadas no Centro ELIS de Roma diversas iniciativas sociais e de serviço à comunidade inauguradas em oito países para recordar o Bem-aventurado Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, por ocasião do centenário do seu nascimento. Oferecemos um vídeo do "Institute for Industrial Technology", da Nigéria.

Federica Paolini (Escritório de informações de Roma), Leon Tshilolo (Monkole) e Charles Oseuza (IIT).

Marta Manzi, porta-voz das atividades do Centenário, destacou que "essas novas iniciativas são a melhor lembrança, tangível e perdurável, do aniversário que é comemorado hoje".

O sociólogo Pierpaolo Donati, professor na Universidade de Bolonha, comentou que "os ensinamentos de Josemaria Escrivá moveram numerosas pessoas a tomar consciência da responsabilidade que todos temos, como membros da família humana, de promover o desenvolvimento material e moral dos mais necessitados". No Bem-aventurado Josemaria, acrescenta Donati, "o trabalho é essencialmente lugar de encontro pessoal com Deus e modo de servir aos outros". Por este motivo, "as iniciativas promovidas pela inspiração dos seus ensinamentos têm o trabalho como eixo e fundamento: centros de formação profissional, dirigidos por operários, engenheiros e artesãos, nos quais se formam jovens que aprendem um ofício para Ter acesso ao trabalho e poder sobreviver dignamente; hospitais e dispensários promovidos por médicos e enfermeiras, destinados a dar atendimento médico em lugares onde não chegam as estruturas públicas, etc."

Educação, Trabalho, Imigração e Saúde

O congolês Leon Tshilolo explicou as atividades da nova "antena" médico-social "Moluka" (na República Democrática do Congo),dependente do Hospital Monkole, através da qual médicos e enfermeiras oferecem cuidados médicos a pessoas que se encontram desatendidos pelas estruturas educativas e sanitárias. Além disso, acrescentou Tshilolo, a "antena" dará cursos de higiene corporal e nutrição, condições de limpeza da casa e do meio, saúde familiar, puericultura, alfabetização, economia, técnicas domésticas e criação de atividades produtivas. Com a nova "antena" será possível atender a uma população de 30.000 pessoas.

Leon Tshilolo disse que a nova 'antena' de Monkole poderá atender a 30.000 pessoas.

O nigeriano Charles Osezua apresentou o "Institute for Industrial Technology", dirigido a joves e adultos desempregados na capital, Lagos, onde o índice de desemprego juvenil chega, em alguns lugares, a 60%. Aberto a pessoas de todas as religiões, raças e tribos, o IIT pretende ser "um agente de alívio da pobreza", proporcionando formação profissional e técnica a essas pessoas, para facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho. O centro, inaugurado oficialmente no último mês de outubro "como um presente de aniversário ao Bem-aventurado Josemaría", contará com 75 alunos no primeiro ano letivo, número que será progressivamente ampliado. As principais linhas de formação são a eletromecânica e a automação.

Isabel Charún, promotora rural em Cañete, expôs as iniciativas do centro de formação rural para a mulher "Condoray", uma instituição promovida por pessoas do Opus Dei a 150 quilômetros de Lima, na qual já se formaram cerca de 20.000 camponesas de uma das regiões mais pobres do Peru: 83% das mulheres entre 19 e 39 anos são analfabetas e 70% das famílias são pobres e não podem atender a suas necessidades primárias. "Os ensinamentos do Bem-aventurado Josemaria —afirma— moveram-nos ao esforço para que os nossos filhos tenham uma vida melhor e , por isso, muitas camponesas queremos ser protagonistas do desenvolvimento de nossos povoados". Carún é uma camponesa de origem indígena que aprendeu a ler em Condoray; tornou-se hoje uma das promotoras do centro.

Outras seis iniciativas, que nascem por ocasião do centenário, são a Escola Agropecuária "Guatanfur" (Colômbia), a ONG "Braval" de Barcelona (Espanha) dirigida à integração social dos imigrantes; o Ambulatório médico da "Ciudad de los Niños" (em Monterrey, México); o Centro de promoção da mulher do campo "Dworek"(Polônia); o Centro educativo "Los Pinos" (em Montevidéu, Uruguai) e outro ambulatório médico em Caracas (Venezuela).

Verdadeiro tesouro do cristão

O Bem-aventurado Josemaría com operários e camponeses no México, em 1970.

Mons. José Luis Illanes, Diretor do Instituto Histórico Josemaría Escrivá, recordou que Josemaria Escrivá, desde o início do seu ministério sacerdotal, "percorreu bairros e hospitais repletos de enfermos, com uma fé que lhe permitirá que diga que o fundamento do Opus Dei, o seu tesouro e a sua riqueza, são os pobres que não têm nada e os doentes desenganados". Com os anos, "Josemaria Escrivá estimula o início de numerosos projetos: escolas de formação profissional, centros de capacitação para camponeses, universidades, colégios, hospitais e dispensários médicos, etc., abertos a pessoas de todas as raças, religiões e condições sociais". Illanes destacou que o Bem-aventurado Josemaria "fez notar sempre que a virtude da pobreza vivida pessoalmente e a preocupação pelos mais necessitados são o verdadeiro tesouro do cristão, o fundamento da sua vocação de serviço à Igreja e à sociedade".

Ao concluir a apresentação, o delegado do Presidente do Governo para a aplicação do plano do G-8 para a África, Alberto Michelini, ressaltou o interesse de iniciativas deste tipo, porque "para transformar sociedades em dificuldade e gerar progresso, o fundamental é a capacitação profissional dos cidadãos".

Na apresentação, também foram transmitidas experiências sobre outras iniciativas que funcionam há anos no Chile (Nocedal), Filipinas (DAWV), Grã-Bretanha (Baytree), Guatemala (Kinal), Itália (ELIS), Quênia (Kimlea), Portugal (Criança e Vida) e Estados Unidos (Metro).