Trabalhos sociais em torno da JMJ

Mais de 600 jovens estrangeiros chegarão antes da JMJ para participar de trabalhos sociais no Brasil. Conheça algumas destas atividades.

Durante a próxima JMJ, que reunirá no Rio de Janeiro milhares de jovens do mundo inteiro, estudantes universitários do Brasil promoverão iniciativas sociais para estimular o intercâmbio cultural e o espírito solidário entre os participantes.

Serão organizadas cinco iniciativas de trabalho social voluntário, em diferentes regiões do país: Ubatuba (litoral)/SP (Reflorestamento, reforma de escolas e moradias), Jarinú/SP (Reforma de escolas e moradias, atividades educativas e assistenciais para a população carente da região), Paranaguá/PR (Reforma de escolas e capelas, atividades educativas e assistenciais para a população carente da região), Tocantis (Reforma de moradias, atividades educativas e assistenciais para população carente da região.) e São Paulo (Reforma de escola no bairro da Pedreira e algumas moradias).  Mais de 600 jovens estrangeiros, oriundos de alguns países da América Latina, como México, Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile, Porto Rico, ou da Europa, como Espanha, Inglaterra, Polônia, ou ainda da Oceania (Japão) já se inscreveram e restam poucas vagas disponíveis. Muitos chegarão ao Brasil a partir de 10 de julho e cada país se dirigirá para o trabalho social que escolheu previamente. Após a conclusão dos trabalhos, os voluntários participarão das atividades da JMJ no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho e poderão conhecer também algumas riquezas naturais e culturais da Cidade Maravilhosa.

Diante da imensa procura dos estudantes estrangeiros por iniciativas de pré-Jornada, os estudantes de Belo Horizonte se incentivaram a preparar também uma 6ª opção que consistirá num Programa Cultural de visitas às cidades históricas mais famosas da região (Ouro Preto, Congonhas do Campo, Tiradentes, Mariana), acompanhadas por monitores especializados em história do Brasil. Em breve será colocado no site desses trabalhos sociais: https://www.brasil2013.org .