Simpósio sobre "materialismos e materialismo cristão"

A Universidade de la Sabana (Bogotá) organizou um simpósio subordinado ao título "Materialismos e materialismo cristão", por ocasião do Ano da fé e do 110º aniversário do nascimento de S. Josemaria.

Notícias

O ano 2012 é um ano de especial importância para os cristãos. A Igreja celebra 50 anos da convocatória do Concilio Vaticano II (1962) e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Por estes motivos o Santo Padre anunciou a celebração de um “Ano da Fé”.

Por outro lado, celebram-se 110 anos do nascimento de S. Josemaria Escrivá (9-I-1902) e 10 anos da sua canonização (6-X-2002). Por ocasião destas efemérides, o Departamento de Teologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de la Sabana organizou um Simpósio Internacional de Teologia, subordinado ao título Materialismos e materialismo cristão. Propostas e desafios em diálogo com a Teologia, que permitem, de modo interdisciplinar, abordar e aprofundar o significado de algumas categorias teológicas – mundo, secularidade, santidade, vocação laical, progresso temporal, o quotidiano, o trabalho...- que encontram na doutrina do Concílio um fundamento claro para falar com propriedade de “amor cristão ao mundo”.

Neste contexto é oportuno perguntar: pode falar-se com legitimidade de “materialismo cristão”? A partir de que pressupostos e com que implicações? Que desafios e que compromissos daí derivam para o homem contemporâneo e de que modo somos chamados a refleti-los no nosso contexto familiar, social e cultural? Cabe aos congressistas e conferencistas do Simpósio - especialistas dos diversos âmbitos académicos, do mundo empresarial, da política, da cultura - contribuir para o debate sobre estas questões, a partir de uma abrangência teológica integradora.