S. Josemaria e os Arcanjos

Numa quinta-feira, 6 de outubro de 1932, durante o seu retiro espiritual, S. Josemaria teve a moção interior de invocar pela primeira vez os três Arcanjos e os três Apóstolos: S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael; S. Pedro, S. Paulo e S. João. Desde esse momento considerou-os patronos dos diferentes campos apostólicos que compõem o Opus Dei.

Relatos biográficos
Opus Dei - S. Josemaria e os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

Numa quinta-feira, 6 de outubro de 1932, ao fazer oração na capela de São João da Cruz, durante o seu retiro espiritual no convento dos Carmelitas descalços de Segóvia, SãoJosemaria teve a moção interior de invocar pela primeira vez os três Arcanjos e os três Apóstolos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael; São Pedro, São Paulo e São João. Desde esse momento considerou-os patronos dos diferentes campos apostólicos que compõem o Opus Dei.

Sob o patrocínio de São Rafael ficaria o trabalho de formação cristã da juventude. A formação dos membros do Opus Dei que acolhessem uma vocação de celibato no meio do mundo, ficaria sob o patrocínio de São Miguel e o apóstolo São Pedro. Os pais e mães de família que participassem nas tarefas apostólicas, ou fizessem parte da Obra, teriam como patrono São Gabriel.

Todas as futuras atividades do Opus Dei ficariam incluídas numa destas três Obras, a que Josemaria Escrivá iria chamar de São Rafael, de São Miguel e de São Gabriel. Tinha pensado fundar uma associação para os jovens, mas chegou à conclusão de que seria melhor não formar nenhuma associação, mas simplesmente dar formação aos jovens – talvez uma academia como a de Cicuéndez, onde dava aulas. Durante o retiro ficou com essa convicção.

Faziam parte dos seus apostolados pessoas de diversos estados civis, profissões, idades e outras circunstâncias pessoais. Entre essas pessoas e a Obra não existia vinculação jurídica, mas sim deveres de serviço e fidelidade aceites livremente, de boa vontade, até haver um sim a uma resposta generosa à vocação divina. A par dessa desorganização estavam os trabalhos apostólicos, vertebrados sob a proteção dos três Arcanjos e com a coesão interna própria da espiritualidade da Obra, cujo cerne consistia na santificação do trabalho e no apostolado através do exercício da profissão.

Fontes: Coverdale, John F. La fundación del Opus Dei; Vázquez de Prada, Andrés, O Fundador do Opus Dei (I).