Requisitos e incorporação

​Podem pedir a admissão como adscritos ou supernumerarios da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz os sacerdotes (e os diáconos que declarem expressamente a sua intenção de chegar ao presbiterado) incardinados nas distintas dioceses.

Podem pedir a admissão como adscritos ou supernumerarios da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz os sacerdotes (e os diáconos que declarem expressamente a sua intenção de chegar ao presbiterado) incardinados nas distintas dioceses. Para que sejam admitidos, tem de ter consciência de ter recebido uma chamada de Deus para buscar a santidade segundo o espírito do Opus Dei. Isto comporta,por exemplo: amor a diocese e união com todos os membros do presbitério diocesano, obediência e veneração ao próprio bispo, piedade, estudo da ciência sagrada, zelo pelas almas e espírito de sacrifício, esforço em promover vocações e afã em cumprir com a máxima perfeição os encargos ministeriais.

A petição de admissão realiza-se mediante uma carta dirigida ao Presidente Geral. Antes de dar esse passo, os candidatos costumam participar durante um tempo nos meios de formação que oferece a Sociedade para conhecer e identificar-se com o espírito do Opus Dei, discernir a sua vocação e assimilar o significado preciso dessa chamada.

Os alunos dos Seminários Maiores que não tenham recebido ainda o diaconado, se pressentissem esta chamada de Deus e reúnam as condições requeridas, podem pedir a admissão na Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz como aspirantes (não poderão jamais incardinar-se na Prelazia do Opus Dei). Não formam parte juridicamente da Sociedade, nem adquirem os direitos e deveres correspondentes, mas participam nos meios de formação, sem nenhuma interferência, nos que tenham no seminário ou na diocese. Na formação que recebem, costuma-se ressaltar que, como os outros seminaristas, tem de seguir em tudo as indicações dos seus Superiores e participar nas atividades do seminário, ajudando aos seus companheiros com o bom exemplo da sua piedade e o seu empenho por santificar o trabalho. É recordado com insistência que o seu Superior é e será sempre o seu próprio bispo, e que uma característica essencial da chamada ao Opus Dei se concretiza no amor – manifestado opere et veritate – ao ordinário diocesano, e a união com os outros sacerdotes.