​Programa Performance ajuda jovens na escolha da carreira

O início da juventude é o momento em que se afloram os grandes ideais, além de ser uma etapa decisiva na escolha da carreira. Para auxiliar rapazes nessa fase crucial da vida, foi criado o programa Performance, em São Paulo.

Notícias
Opus Dei - ​Programa Performance ajuda jovens na escolha da carreira

Em harmonia com as famílias, o Performance promove, através do estudo, um programa de enriquecimento humano. Os alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental aprendem a aproveitar as ferramentas e técnicas de estudo para aumentar o rendimento escolar. Para os jovens que estão no primeiro ano do Ensino Médio, o programa é voltado para desenvolver uma visão crítica a partir da leitura, expressão oral e mídias digitais. Os conceitos de liderança e do estudo como serviço aos outros, são desenvolvidos com estudantes do 2º ano do Ensino Médio.

O Performance aposta em alguns diferenciais para a eficácia do programa. Os alunos contam com um coaching de estudo, tutorias individuais, palestras e estudos de caso e mantêm contato com profissionais que são líderes nas mais diversas áreas: “propiciamos também a participação dos alunos no programa The Grade, nos Estados Unidos, que é semelhante ao nosso. Lá, os jovens têm visitas programadas a centros de excelência acadêmica, como Harvard, MIT, Princeton, New York University, Pittsburgh, Johns Hopkins, e ao The Highs, um colégio internacional de referência”, explica Rafael, da equipe de coordenação.

Quem já participou do Performance aprova a iniciativa. O estudante Pedro ressalta não só o apoio que recebeu em nível acadêmico, mas também o fortalecimento do caráter que o programa proporciona: “a gama de conhecimentos que adquiri me ajudou a crescer intelectualmente e em maturidade frente às decisões da vida. É gratificante poder fazer parte desse espaço de reflexão e instrução que, quando inseridos na sociedade, se tornam um diferencial para o sucesso”.

Os alunos também ressaltam a oportunidade que têm para entrar em contato com diversos profissionais de ponta, bem como o acompanhamento individualizado dos tutores: “recebi conselhos que sei que levarei para toda minha vida pessoal e profissional”, acredita Lucas. Ele percebe que os conselhos recebidos o ajudaram a enxergar seus defeitos e qualidades e a amadurecer suas escolhas na carreira profissional. “Foi um grande diferencial já no colégio, na Universidade e, agora, no meu trabalho profissional. Trabalho atualmente no Terceiro Setor, como Gerente de Projetos, e me vejo com maior maturidade diante de cada situação.”

Para o êxito do projeto a participação dos pais é fundamental. Em cada edição do Performance, eles participam de um programa específico de seminários e tutorias. Isso os ajuda na missão de dar suporte aos filhos nesse momento tão importante.