Por que rezar pelos falecidos?

No dia 2 de Novembro, a Igreja comemora os fiéis defuntos. Por este motivo, recordamos alguns ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica sobre o bom costume de rezar pelos familiares e amigos defuntos. Oferecemos também um breve guia de orações para os falecidos.

«Até que o Senhor venha em sua majestade e, com ele, todos os anjos e, tendo sido destruída a morte, todas as coisas lhe forem sujeitas, alguns dentre os seus discípulos peregrinam na terra; outros, terminada esta vida, são purificados; enquanto outros são glorificados, vendo "claramente o próprio Deus trino e uno, assim como é". (Lumen Gentium, 49: AAS 57).

Todos, porém, em grau e modo diverso, participamos da mesma caridade de Deus e do próximo e cantamos o mesmo hino de glória a nosso Deus». (Catecismo, ponto 954).

«Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (...) e, "já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados" (2Mc 12, 46), também ofereceu sufrágios em favor deles». (Catecismo, ponto 958).

"Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar no alegria do Céu". (Catecismo, ponto 1030).

"A Igreja chama Purgatório esta purificação final dos eleitos que é completamente distinta do castigo dos condenados". (Catecismo, ponto 1031).

Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos ofereceu sufrágios em seu favor, em particular o sacrifício eucarístico, para que, uma vez purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja também recomenda as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos falecidos.

São Josemaria, diz em Sulco:

"O Purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos dos que desejam identificar-se com Ele" (Ponto 889).

"Que contente se deve morrer, quando se viveram heroicamente todos os minutos da vida! Posso-to garantir porque presenciei a alegria daqueles que, com serena impaciência, durante muitos anos, se prepararam para esse encontro" (Ponto 893).

Orações pelos falecidos