Pequenas sementes em Hong Kong

Tak Sun Primary School promove cursos de catecismo para os seus alunos

120 meninos participam do projeto 'little sprouts' de Tak Sun

É domingo e faltam poucos minutos para as dez da manhã. Emmanuel, Charles e Louis têm uma breve reunião numa da salas de aula de Tak Sun para acertar os detalhes da aula de catecismo que vão dar. Os três participam das atividades de Granite Study Center, um centro cultural dirigido a universitários e jovens profissionais de Hong Kong. Uma dessas atividades é precisamente a colaboração nas aulas de catecismo organizadas pela Tak Sun Primary School para os seus alunos.

Tak Sun tem cerca de 1.200 alunos no ensino fundamental. Todos os anos, no início do período letivo, eles são convidados a participar de aulas de catecismo, chamadas "Little Sprouts" (pequenas sementes), aos domingos pela manhã. A maioria dos garotos que se inscrevem são católicos, mas há também um bom número de estudantes não católicos que, com o consentimento de seus pais, participam das aulas. Em Hong Kong, só 4,1% dos seus 6 milhões de habitantes são católicos.

Nesta cidade, os pais dão muita importância à educação dos seus filhos, e a educação religiosa não é exceção a esta regra. Não é raro, por isso, que os pais cheguem a interessar-se diretamente pelo que os seus filhos estão aprendendo nas aulas, e mesmo que também eles decidam assistir alguns dias ao catecismo: com este objetivo, são organizadas algumas aulas dirigidas especificamente a eles, na própria escola e no mesmo horário das aulas para os garotos. Há alguns pais que, depois, abraçam a fé. Na Páscoa de 2000, por exemplo, um garoto e sua mãe receberam o Batismo na mesma cerimônia.

Este ano participam em "Little Sprouts" cerca de 120 garotos, católicos e não católicos. Ho Chun Hin, de 8 anos, e Chan Lok Shun, de 11, foram recebidos na Igreja Católica na Páscoa deste ano, junto com outro rapaz de uma escola próxima que também assiste às aulas de catecismo de Tak Sun.

Alguns dos catequistas procedem de famílias católicas, mas muitos outros são convertidos. Emmanuel, Charles e Louis têm em comum o fato de se terem convertido ao catolicismo quando faziam os seus estudos universitários: Emmanuel, em Hong Kong, onde se graduou em Ciências Ambientais; Charles, na Austrália; Louis, na Inglaterra, onde foi estudar Engenharia Mecânica na London University.

As aulas de catecismo terminam às 11:00. Depois, os catequistas assistem com os seus alunos à Santa Missa na Capela da Sagrada Família ou no vestíbulo do colégio. Ao terminar, por volta do meio-dia, sempre há um momento para falar com alguns pais. Antes de se irem embora, os catequistas reúnem-se novamente para preparar as aulas da semana seguinte.