"Os ensinamentos de São Josemaria Escrivá são ecumênicos"

Traduzir para o russo as homilias do fundador do Opus Dei representou para Evgeni Pazukhin, ortodoxo e filósofo russo, a descoberta de um novo mediterrâneo espiritual. Ao longo do seu testemunho, Pazukhin afirma que "os ensinamentos de São Josemaria Escrivá são ecumênicos".

Evgeni Pazukhin (São Petersburgo, Rússia) é filósofo e escritor. Das suas mãos saiu a primeira biografia de São Josemaria Escrivá em russo, assim como a tradução para esta língua eslava de muitas das homilias do santo.

“O Ocidente cristão não pode existir sem o Oriente cristão e vice-versa. O Papa João Paulo II fala por isso dos 'dois pulmões da Europa'. Escrivá, apregoando a idéia de um materialismo cristão, une os dois pulmões: espiritualiza a matéria, entendida no Ocidente de uma forma tão pragmática, e materializa o espírito, muito espiritualizado no Oriente. Por isso digo que o ensinamento de Josemaria Escrivá é, em sua essência, ecumênico.

Quando minha mulher e eu estávamos traduzindo a coleção de homilias de 'Amigos de Deus', que na versão russa se intitula 'Os mais próximos do Senhor', a primeira homilia com que nos deparamos foi a dedicada ao trabalho feito na presença de Deus.

Prosseguindo a tradução, nos demos conta de que o trabalho realizado com a intenção de fazê-lo do melhor modo aos olhos de Deus, era precisamente o trabalho de que falava Josemaria, e que a tradução que estávamos fazendo era obra de Deus.

Assim, graças a Escrivá, e o digo como ortodoxo e por tanto ligado a uma tradição de misticismo, dei-me conta de que Deus está presente em todas as situações de todos os dias".

Este relato foi publicado no folheto "A alegria dos filhos de Deus", de Alberto Michelini. © 2002 Escritório de Informação do Opus Dei.