O Prelado na Estônia e Finlândia

Dom Javier Echevarría realizou uma viagem pastoral à Estônia e Finlândia. Recolhemos aqui algumas notas deste breve visita.

O Prelado com o diretor de teatro Lembit Peterson.

No primeiro dia de visita pastoral à Finlândia e à Estônia, o Prelado cumprimentou alguns fieis do Opus Dei desses dois países no Aeroporto Internacional de Vantaa, localizado em Helsinque (Finlândia). De lá, foi a Tallinn (Estônia) em uma balsa que percorre os 80 quilômetros que separam as duas capitais.

Durante o trajeto, as pessoas do Opus Dei que o acompanhavam aproveitaram para explicar alguns costumes da Estônia, como a grande tradição do canto polifônico.

Em Tallinn teve reuniões com várias centenas de pessoas em diversos lugares. Animou a todos a desenvolver, com sua vida e exemplo, um intenso apostolado de evangelização, especialmente entre aqueles que não tiveram a oportunidade de ouvir falar sobre Jesus Cristo.

Durante a viagem na balsa de Helsinque a Tallinn.

Especialmente emotivo foi o seu encontro com Lembit Peterson, diretor de teatro, que esteve com o Bem-Aventurado Álvaro del Portillo, quando visitou a Estônia em 1993. Naquela época, o número de católicos na Estônia não chegava a dez.

Um grupo numeroso participou de um encontro num ginásio esportivo. Dom Javier Echevarría encorajou-os a voltar às suas raízes, mencionando que o Papa Inocêncio III falava da Estônia como "Terra de Maria". Também falou de fazer muito apostolado, sem respeitos humanos.