O padre José Luis Múzquiz “trabalha rápido”

Cinco anos depois da abertura da Causa de Canonização do padre José Luis Múzquiz, seu postulador, Padre Dave Cavanagh, constata uma devoção em crescimento, um poder de intercessão “eficaz”, e a extensão de favores, especialmente entre jovens do mundo inteiro.

Pe. Dave Cavanagh, postulador da Causa de canonização de D. José Luis Múzquiz

No dia 2 de junho completaram-se cinco anos da abertura da Causa de canonização do padre José Luis Múzquiz, um dos três primeiros sacerdotes do Opus Dei, que ajudou São Josemaria a expandir o apostolado da Obra em vários países, especialmente nos Estados Unidos.

Cinco anos são poucos, mas suficientes para fazer um balanço do desenvolvimento da causa com o postulador, o padre Dave Cavanagh. Ressalta, entre outras coisas, a velocidade com que atua a intercessão do padre José Luis diante dos favores que lhe pedem e que a maioria dos que comunicaram uma graça concedida através dele são jovens, de lugares muito internacionais e tipos de ajudas muito variadas.

Faz cinco anos que a Causa de canonização do padre José Luis Múzquiz foi aberta. Como se encontra a causa neste momento?

A fase diocesana da Causa de canonização do padre José Luis foi aberta em 2 de junho de 2011 e concluída em 22 de março de 2014 com ato solene presidido pelo Cardeal O’Malley. As atas da causa foram enviadas a Roma, ou seja: o testemunho oral e a evidência documentada recolhidos durante este processo de pesquisa para determinar se o padre José Luis viveu as virtudes em grau heroico e constatar a fama de santidade e de favores. A Congregação para a Causa dos Santos de Roma já emitiu o decreto de validade do processo diocesano instruído em Boston e, como consequência, iniciou a fase romana. Durante esta fase se estudarão as Atas do processo visando um juízo definitivo.

A sua fama de santidade cresceu depois que a causa foi aberta?

Depois da abertura da causa de canonização, um número cada vez maior de pessoas teve a oportunidade de conhecer o padre José Luis, sentir-se movidos pelo exemplo da sua vida e experimentar sua intercessão. Para muitos, o encontro inicial com o padre José Luis foi através de uma breve biografia intitulada Putting Down Roots e, também pelo documentário Everday Holiness (trailer legendado) que está sendo transmitido periodicamente na televisão. Podem-se obter mais informações sobre estes títulos e sobre favores recentes no site da sua causa: www.josephmuzquiz.org.

Constata-se a extensão universal da devoção privada universal? (Alguns exemplos)

A variedade de pessoas que rezam ao padre José Luis não deixa de me surpreender. Chegam até nós favores de procedências muito diversas... Não só dos Estados Unidos, mas de todo o mundo: um dia uma mãe de Massachusetts, que conta a conversão dos seus filhos; outro dia é uma jovem em busca de um apartamento acessível na cidade universitária de Salamanca na Espanha, ou um médico do Texas cujo jovem paciente ficou curado, ou os pais agradecidos de um menino de Miami que, depois de uma gravidez com sérias complicações, nasceu saudável, ou uma estudante de Trinidad que quer compartilhar como o padre José Luis ajudou-a a vender a caminhonete...

Suponho que não deveria surpreender-me, pois o padre José Luis era um viajante e ajudou a uma grande variedade de pessoas através do seu ministério sacerdotal.

Há alguns tipos de favores concedidos pela intercessão do padre José Luis nos quais esteja especializado: econômicos, familiares, sacerdotes, engenheiros, operários...?

Uma característica que chama a atenção da sua intercessão é que muitos comentam, depois de ter pedido algo, que o padre José Luis “atua rápido”, algo que certamente era um traço característico da sua personalidade. Quando tinha que fazer algo, fazia-o imediatamente. Parece que agora, quando alguém precisa de ajuda, também a obtém rapidamente!

Pode-se detectar uma continuidade entre o que fazia em vida e o que continua fazendo nos favores concedidos através da sua intercessão: além dos favores médicos, muita gente destaca ter recebido ajuda para resolver necessidades de alojamento, encontrando o lugar adequado a um preço razoável, ou conseguindo os meios necessários para pagá-lo.

Também chegam narrativas de favores relacionados com os estudos, a busca de trabalho ou a solução de alguma necessidade econômica urgente.

Outros favores têm a ver com a solução de problemas técnicos ou de computadores, o que não surpreende em absoluto se tivermos em conta que o padre José Luis era engenheiro; ou com a superação de pequenos desafios de vida ordinária, como encontrar estacionamento numa rua muito movimentada de Manhattan.

O padre José Luis sempre teve especial preocupação pela santidade e as necessidades de seus irmãos sacerdotes, e agora o faz através de sua intercessão.

O padre José Luis chega também aos jovens?

Já em vida mostrou um grande interesse pelos jovens, que encontraram no padre José Luis alguém que os entendia e, em muitos casos, ajudou-os a descobrir a sua vocação. Uma proporção elevada de favores recebidos neste escritório provém de estudantes, profissionais jovens e recém-casados.

Quais são as chaves da vida do padre José Luis que ilustram, de maneira particular, a sua luta pela santidade?

As palavras que veem imediatamente à minha mente quando penso no padre José Luis são: santidade na vida cotidiana, alegria, paz, simplicidade, profundo interesse pelos outros, amar a cada um, como pessoas, e um total esquecimento de si próprio. Parece-me que a oração da estampa expressa bem a essência do caminho a que foi chamado e que seguiu com fidelidade; pois trabalhou com grande generosidade, simplicidade, constância e alegria nos seus deveres comuns de cada dia. Foi assim que viveu a sua vocação, sendo e fazendo o Opus Dei.

Como sacerdote enviado por São Josemaria para iniciar a tarefa apostólica do Opus Dei nos Estados Unidos, abriu as mentes e os corações de uma multidão de pessoas para descobrir a busca da santidade no meio do mundo. Ensinou esta mensagem do único modo que podia deixar raízes: sendo exemplo vivo de um caminho que podiam seguir e que os levaria a saborear e ver a alegria e a paz de sua própria vida, o fruto de sua entrega.