Como santificar o estudo?

Quando estudar se torne para ti uma encosta muito árdua, oferece a Jesus esse esforço (...). Então poderás ter a certeza de que o teu estudo leva caminho de converter-se em oração (Sulco, 619).

Entendo-te perfeitamente quando me escreves a respeito do teu apostolado: “Vou fazer três horas de oração com a Física. Será um bombardeio para que "caia" outra posição, que se acha do outro lado da mesa da biblioteca..., e que o senhor já conheceu quando esteve aqui”. Lembro-me da tua alegria, enquanto me ouvias dizer que entre a oração e o trabalho não deve haver solução de continuidade.

Sulco, 471

Quando a tua vontade fraquejar diante do trabalho habitual, lembra-te uma vez mais daquela consideração: "O estudo, o trabalho, é parte essencial do meu caminho. O descrédito profissional — consequência da preguiça — anularia ou tornaria impossíveis as minhas tarefas de cristão. Necessito — assim Deus o quer — do ascendente do prestígio profissional, para atrair e ajudar os outros".

— Não duvides: se abandonas o teu trabalho, afasta-te — e afasta outros — dos planos divinos!

Sulco, 781

Põe um motivo sobrenatural na tua atividade profissional de cada dia, e terás santificado o trabalho.

Caminho, 359

Estudante: aplica-te com espírito de apóstolo aos teus livros, com a convicção íntima de que essas horas e horas são já - agora! - um sacrifício espiritual oferecido a Deus, proveitoso para a humanidade, para o teu país, para a tua alma.

Sulco, 522

«Sancta Maria, Sedes Sapientiæ» — Santa Maria, Sede da Sabedoria. — Invoca com frequência, deste modo, a Nossa Mãe, para que ela cumule os seus filhos — no seu estudo, no seu trabalho, na sua convivência — da Verdade que Cristo nos trouxe.

Sulco, 607

Urge difundir a luz da doutrina de Cristo.
Entesoura formação, enche-te de clareza de idéias, de plenitude da mensagem cristã, para poderes depois transmiti-la aos outros.
- Não esperes umas iluminações de Deus, que Ele não tem por que dar-te, quando dispões de meios humanos concretos: o estudo, o trabalho.

Forja, 841

Frequentas os Sacramentos, fazes oração, és casto... e não estudas... - Não me digas que és bom; és apenas bonzinho.

Caminho, 337

Está certo que ponhas esse empenho no estudo, sempre que ponhas o mesmo empenho em adquirir a vida interior.

Caminho, 341

Estudante: forma-te numa piedade sólida e ativa, sobressai no estudo, sente anelos firmes de apostolado profissional. — E eu te prometo, ante o vigor da tua formação religiosa e científica, próximas e amplas conquistas.

Caminho, 346