“Nós também estávamos presentes nesse 2 de outubro”

O prelado do Opus Dei quis comemorar a festa dos Anjos da Guarda e o aniversário da fundação do Opus Dei com alguns dos fiéis da prelazia que moram em Roma.

Completam-se 89 anos da fundação do Opus Dei, e comentando este aniversário, mons. Fernando Ocáriz animou a dar graças a Deus pela generosidade de São Josemaria, que “procurou tornar realidade o Opus Dei desde o início; sem meios, sem pessoas, mas com grande fé e esperança”.

O prelado falou da vocação como uma responsabilidade e como um dom, lembrando que “quando o nosso Fundador recebeu essa luz em seu coração e em sua mente, em 2 de outubro de 1928, nós também estávamos ali, no plano de Deus. O Senhor, desde toda a eternidade, pensou em cada uma e cada um, para deixar o Opus Dei em nossas mãos”.

“Como colocamos Cristo no centro do nosso trabalho, no dia a dia?"

Também observou que o 2 de outubro é uma ocasião para agradecer aos Anjos da Guarda, em cuja festa Deus quis a fundação do Opus Dei: “Vamos agradecer, cada um, ao nosso Anjo da Guarda, este companheiro que está ao nosso lado, esse ser espiritual que está vendo Deus face a face e, ao mesmo tempo, está olhando para nós; deve ter-nos dado tanta ajuda, tanta proteção, e não sabemos”.

Monsenhor Ocáriz encorajou cada um a fazer um exame de consciência pessoal: “Como colocamos Cristo no centro do nosso trabalho, no dia a dia? Oferecendo-o ao Senhor. Desta forma, do nosso lugar, cooperamos com a grande missão da Igreja: levar o Evangelho a todos os lugares”.

Fazendo referência a todo o trabalho que há no início de um novo ano acadêmico no hemisfério norte, mons. Ocáriz aconselhou a não se deixar levar pelo ativismo: “Trata-se de fazer uma coisa depois da outra, sem perder a paz e sem perder tempo. Para que essas atividades não nos afastem de Deus, também será preciso dedicar tempo ao repouso e à vida de piedade. Procurar a paz, a paz interior em Deus”.

Finalmente, o prelado pediu orações pelo Santo Padre e suas intenções: “Que os seus pensamentos se dirijam à pessoa do Romano Pontífice. Que também nisso sejamos bons filhos e filhas de São Josemaria, que amou e rezou tanto pelo Papa”.