Niterói, após as enchentes

Estudantes promoveram uma tarde de voluntariado para famílias desabrigadas.

Notícias

Niterói sofreu recentemente com os fortes temporais. Como amplamente noticiado, muitas pessoas morreram, e muitíssimas famílias perderam as suas casas, os seus bens.

O Morro do Bumba, antes desconhecido, tornou-se manchete em quase todos os jornais brasileiros. Com as chuvas e os deslizamentos, ele praticamente foi eliminado do mapa. Todo o bairro foi interditado, e muitos moradores foram alojados em escolas da região.

O Colégio Estadual Machado de Assis recebeu 200 pessoas, e este foi o local que estudantes, que frequentam o Centro Cultural Icaraí, escolheram para realizar uma tarde de voluntariado. Levaram donativos às famílias e promoveram brincadeiras para as crianças. Uma das atrações foi a projeção de um desenho animado.

João Paulo, um dos organizadores do evento.

Os estudantes também visitaram algumas famílias. João Paulo e Luis Antonio estiveram com o sr. Jair, morador de uma das primeiras casas afetadas. Ele e a sua mãe ficaram presos nos escombros da própria casa. Depois de três horas, foram socorridos, mas sua mãe não resistiu e acabou falecendo no hospital.

José Paulo e Alexsandro visitaram uma família que havia perdido a casa, mas todos estavam profundamente agradecidos a Deus por terem conseguido sair sem ferimentos graves. Agora, aproveitavam para ajudar outros moradores que estavam em piores condições. O ambiente de solidariedade na escola era impressionante.

Apesar de a ajuda ter sido pontual, os estudantes voltaram para as suas casas com a certeza de que foi uma tarde bem aproveitada. Para conhecer de perto uma realidade que muitas vezes vê-se apenas pelos meios de comunicação e, principalmente, para levar um pouco de alegria a adultos e crianças que, independentemente da idade, já sofreram muito na vida.

--------------

O Centro Cultural Icaraí (www.centroicarai.org.br) é uma iniciativa da ACES (Ação Cultural, Educativa e Social) que tem por objetivo contribuir, de forma diferenciada e complementar, com a formação da juventude de Niterói e regiões vizinhas. Os vários aspectos dessa formação integral estão fundados em uma perspectiva cristã, e se oferecem atividades de formação católica, a cargo do Opus Dei.