Missa no Santuário de Aparecida

O Papa Bento XVI celebrou neste Domingo a Missa de Abertura do V CELAM na esplanada da Basílica de Aparecida.

Bento XVI é recebido com entusiasmo pelo povo. Foto: José Cordeiro / visitadopapa.org.br

O Papa Bento XVI celebrou neste Domingo a Missa de Abertura do V CELAM na esplanada da Basílica de Aparecida. A Polícia Militar estima que estiveram presentes 150 mil pessoas. O Santo Padre passou por entre a multidão com o papa-móvel, sendo acolhido com muita alegria e festa.

Na homilia da Missa, o Santo Padre refletiu sobre o Mistério da Igreja. Esta é a Igreja: nós, a comunidade de fiéis, o Povo de Deus, com os seus Pastores chamados a fazer de guia do caminho; juntos com o Espírito Santo.

O Espírito Santo é o protagonista do drama da Igreja até o retorno de Cristo: O Espírito acompanha a Igreja no longo caminho que se estende entre a primeira e a segunda vinda de Cristo: «Vou, e volto a vós» (Jo 14,28), disse Jesus aos Apóstolos. Entre a “ida” e a “volta” de Cristo está o tempo da Igreja, que é o seu Corpo, estão esses dois mil anos transcorridos até agora... Tempo da Igreja, tempo do Espírito Santo.

Daí a necessidade de deixar-se moldar pelo seu influxo, fazer-se discípulo do Espírito Santo, para depois ser enviado pelo Espírito Santo para testemunhar o Amor de Cristo. A Igreja é convidada a difundir no mundo a caridade de Cristo, para que os homens e os povos «tenham a vida e a tenham em abundância» (Jo 10,10).

Papa recebe as oferendas durante a Missa. Foto: José Cordeiro / visitadopapa.org.br

Bento XVI usou a visão da Jerusalém Celestial tirada da Segunda Leitura da Missa para falar sobre a natureza íntima da Igreja: esta imagem expressa o mistério da beleza que já constitui a forma da Igreja, ainda que não tenha alcançado a sua plenitude. Tal beleza manifesta-se especialmente através da santidade dos seus filhos: [A Igreja] emana uma força missionária irresistível, que é a força da santidade. De fato, todo trabalho missionário do Igreja fundamenta-se na santidade: A Igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por “atração”: como Cristo “atrai todos a si” com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da Cruz, assim a Igreja cumpre a sua missão na medida em que, associada a Cristo, cumpre a sua obra conformando-se em espírito e concretamente com a caridade do seu Senhor.

O Santo Padre revelou a todos qual é o patrimônio mais valioso do continente latino-americano: não é uma ideologia política, nem um movimento social e também não é um sistema econômico, mas a fé no Deus Amor que revelou seu rosto em Jesus Cristo. Esta é a vossa força que vence o mundo, a alegria que ninguém vos poderá tirar, a paz que Cristo conquistou para vós na Cruz!

No discurso que antecedeu a recitação do Regina Coeli, o Papa Bento XVI pediu orações a todos pelos frutos do V CELAM. Lembrou-se também do nonagésimo aniversário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Com o seu veemente apelo à conversão e à penitência é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. Também pediu a intercessão da Virgem para a "Marcha contra a fome" promovida pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Não se esqueceu da comunidade afro-brasileira que comemorava a abolição da escravatura.

Bandeiras de vários países tomaram a esplanada da Basílica. Foto: José Cordeiro / visitadopapa.org.br

A celebração eucarística foi precedida por uma animada vigília onde milhares de jovens tocavam instrumentos musicais, dançavam e conversavam. Havia moças e rapazes de vários países da América Latina: Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, Equador, Venezuela, Colômbia, Bolívia, México etc. Respirava-se a alegria e o entusiasmo de uma Jornada Mundial da Juventude.