“Manda um whatsapp dizendo que a amas”

D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, esteve em Portugal de 20 a 22 de março de 2015. Passou por Fátima para uns momentos de oração na capelinha das aparições. Na tarde de sábado, dia 21, encontrou-se em Lisboa com famílias de vários pontos do país.

No encontro em Lisboa, perguntaram a D. Javier Echevarría de que maneira Deus e a própria família podem estar presentes num dia-a-dia muito intenso.

"Manda um whatsapp à tua mulher dizendo que a amas e assim alimentarás o desejo de se encontrarem em casa e de se abraçarem: não te esqueças que a tua mulher deve descansar no teu sorriso", disse o prelado.

Preocupar-se pelos outros, cultivar amizades, cuidar da família, estar ao lado dos excluídos da sociedade são parte do desafio que o prelado do Opus Dei lançou a todos. E, na linha do Papa Francisco, insistiu especialmente na importância de rezar muitas vezes pelos outros.

Pilar sobe ao estrado e abraça D Javier Echevarría

Por coincidência, o encontro ocorreu no dia mundial da síndrome de Down, e a jovem Pilar, portadora de trissomia 21, partilhou o seu testemunho de trabalhadora, filha e irmã.

Levantou-se a questão da preparação dos jovens para a afetividade saudável e para a vida conjugal. O prelado afirmou que a sexualidade é uma realidade maravilhosa e que, por isso, é importante para os jovens que os pais os ajudem a amadurecer os seus afetos de forma responsável: esperar até ao casamento "não é uma barreira, mas um modo de se preparar para ser feliz."

No final do encontro D. Javier Echevarría fez a habitual oração pela Igreja e pelo Papa e agradeceu o modo como os portugueses o receberam.

O vídeo a seguir mostra a visita do Prelado ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima