Livro sobre São Josemaria Escrivá no Brasil

No final de junho, foi lançada em São Paulo a segunda edição do livro "São Josemaria Escrivá no Brasil", de Francisco Faus (editora Indaiá). Esta nova edição traz em cada página uma fotografia da estadia do fundador do Opus Dei em São Paulo, do dia 22 de maio a 7 de junho de 1974. "A ideia é que fosse um álbum fotográfico", explica o autor.

Notícias

Abaixo, transcrevemos um trecho do prefácio de Mons. Vicente Ancona Lopez, Vigário regional do Opus Dei no Brasil:"São Josemaria, diante de sua missão de plantar e projetar o Opus Dei também no Brasil, vê uma dimensão do nosso país que complementa a de nossos poetas e sociólogos. Desde os primeiros olhares à nossa gente, identificou um clima de convivência, de fraternidade e de afeto que o surpreendeu: «Vi que vocês se tratam de uma maneira fraterna..., e fiquei comovido». Não o havia visto em lugar nenhum! Concentrou sua observação e reconheceu nesta característica singularmente nossa, tão rica, o reflexo de uma profunda raiz católica, tão culturalmente assimilada, que é poderosa para resistir aos projetos de desconstrução do amor cristão, programaticamente implantados e reimplantados no Ocidente.

O autor também nos faz ver que não se ocultavam a São Josemaria os numerosos problemas que é preciso enfrentar e resolver no país, nem as feridas da desagregação moral na família e na sociedade. Mas a impressão global e profunda era tão positiva, que a empolgação com o Brasil e com o futuro do Opus Dei no Brasil culminou numa bênção “patriarcal” narrada no fim do livro".