Falta menos de um mês

Roma, 5 de setembro (AdnKronos) – Começa amanhã a contagem regressiva para a prelazia do Opus Dei, em plena ebulição pela canonização do fundador, o Bem-aventurado Josemaría Escrivá, no dia 6 de outubro da Praça de São Pedro.

“Grande evento” para a capital, como reflete a nomeação do prefeito de Roma, Walter Veltroni, e do chefe de polícia, Emilio del Mese, como comissários do evento, para o qual são esperados mais de 300.000 peregrinos de 84 países. A cerimônia será também um acontecimento para o porto de Civitavecchia, onde 10000 peregrinos dormirão do dia 5 ao dia 8 de outubro, a bordo de oito navios com 1000 a 1200 lugares cada um, provenientes de Barcelona, Valência, Málaga, Marselha e Palermo. No cais de navios de cruzeiro do porto, na noite do dia 6, está planejada uma comemoração com música flamenca, sevilhana e fogos de artifício, para festejar a entrada do sacerdote falecido em 1975 no calendário dos santos da Igreja universal. Um pier do porto será dedicado a São Josemaría Escrivá.

Também está sendo preparado um kit do peregrino: uma mochila por família, um mapa de Roma, uma ágil biografia do fundador com seus comentários do evangelho para também rezar “no meio da rua”, como ele gostava de dizer; um guia do peregrino com informações úteis, contendo desde o telefone para emergências até os códigos para chamadas internacionais, bem como os acessos à praça de São Pedro; uma estampa do santo para pedir-lhe algum favor, e um livro com os textos da Missa.

O esquema de segurança e acolhida que funcionará para o fundador da Obra será similar ao previsto para o dia 16 de junho, na canonização do Padre Pio. De acordo com os organizadores, 220000 pessoas já reservaram vaga em albergues e campings: cerca de 80000 são italianos, um terço europeus e um terço de outros continentes.

Grande sucesso das cadeiras dobráveis para a cerimônia, em Madri

Estarão representadas as sessenta nações nas quais está presente a Prelazia pessoal que o sacerdote espanhol fundou em 1928 e que tem atualmente 85000 membros, dos quais 98% são leigos, e dois terços são pessoas casadas. Já se sabe que cerca de 40% dos que irão a Roma são jovens entre 15 e 30 anos. Em Madri, cidade onde a Obra foi fundada, estão tendo grande sucesso umas cadeiras dobráveis de papelão que um grupo de universitários espanhóis está vendendo para financiar a sua viagem.

Haverá grupos de 84 nações: irão 500 pessoas do Japão, algumas dezenas de Cuba e do Cazaquistão...; também assistirão protestantes e ortodoxos russos. Dos Estados Unidos irão cerca de 5000 fiéis. Muitos membros da Obra e cooperadores da Prelazia residentes em Roma abrirão suas casas aos peregrinos mais necessitados, colaborando assim com o programa “Bem-vindos à minha casa”, preparado pelos organizadores.

Cerimônias em 18 línguas, do estoniano ao árabe e chinês

Do dia 3 ao dia 10 de outubro, os restos mortais do novo santo permanecerão na Basílica de Santo Eugênio, o que possibilitará aos fiéis rezar diante das suas relíquias. Depois da audiência que o Papa, como é habitual, concederá aos peregrinos no dia seguinte à canonização, nos dias 8 e 9 de outubro serão celebradas em Roma 29 missas de ação de graças em 16 basílicas: cerimônias em 18 línguas, do estoniano ao árabe e chinês, esta última para um grupo de algumas dezenas de pessoas provenientes de Hong Kong.

Em www.escriva-canonization.org é possível encontrar mais informações, e também conhecer o Projeto Harambee 2002, iniciativa de destaque do Comitê organizador da canonização: pretende-se constituir um fundo de solidariedade, a partir das doações dos peregrinos — 5 euros cada um —, para projetos educativos e de formação profissional na África. Será convocado um concurso para a concessão dessas ajudas.

    Mbr/Pe // AdnKronos (Itália)