Faleceu Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei

Às 21h20 desta noite (18h20 no horário de Brasília), na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, faleceu Dom Javier Echevarría, bispo e segundo sucessor de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. O Vigário Auxiliar da Prelazia, Mons. Fernando Ocáriz, pôde administrar-lhe os últimos sacramentos nesta tarde.

Prelado
Opus Dei - Faleceu Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei

Roma, 12 de dezembro. Às 21h20 desta noite (18h20 no horário de Brasília), na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, faleceu Dom Javier Echevarría, bispo e segundo sucessor de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. O Vigário Auxiliar da Prelazia, Mons. Fernando Ocáriz, pôde administrar-lhe os últimos sacramentos nesta tarde.
O Prelado do Opus Dei tinha sido internado no último dia 5 de dezembro no policlínico Campus Bio-Medico de Roma por uma ligeira infecção pulmonar.

Dom Javier Echevarría estava recebendo um antibiótico para combater a infecção. Fontes do hospital informaram que o quadro clínico complicou-se há três dias. A fibrose pulmonar que sofria piorou as suas condições nas últimas horas, provocando uma insuficiência respiratória, que causou o falecimento.

Como está previsto pelo Direito da Prelazia, o governo ordinário da prelazia recai agora no vigário auxiliar e geral, Mons. Fernando Ocáriz. Segundo os estatutos da Prelazia, compete a ele convocar um congresso eletivo para eleger o novo Prelado, no prazo de um mês. O Congresso deve realizar-se no prazo de 3 meses. Posteriormente, a eleição deve ser confirmada pelo Papa.

O Prelado faleceu aos 84 anos de idade. Nasceu em Madri em 1932, e nessa mesma cidade conheceu a São Josemaria, de quem foi secretário desde 1953 até 1975. Depois foi nomeado secretário geral do Opus Dei. Em 1994 foi eleito Prelado. Recebeu a ordenação episcopal de João Paulo II no dia 6 de janeiro de 1995 na basílica de São Pedro.

Ao longo da noite foram celebradas diversas Missas de Corpore insepulto na capela do hospital. Mons. Fernando Ocariz celebrou a primeira à uma da madrugada (22h00 no horário de Brasília).

Mons. Fernando Ocáriz reza um responso pela alma do Prelado.

Mons. Fernando Ocáriz: oração, serenidade, unidade

Ao relatar a notícia, Mons. Fernando Ocariz, vigário auxiliar e geral da Prelazia do Opus Dei, comentou que este é um momento "de oração, de serenidade e de unidade".

E acrescentou: "A pena pela perda de um pai se une ao agradecimento pelo carinho e pelo bom exemplo que nos deu nestes 22 anos como prelado."

O vigário auxiliar explicou que justamente no 3 de dezembro passado, dia do seu onomástico, Dom Javier Echevarría disse às pessoas do Opus Dei que o acompanhavam: "quero me apoiar em vocês. Preciso de vocês. Eu já estou de passagem. A Prelazia do Opus Dei está em suas mãos. Sustentem ao prelado, seja quem for. "

Mons. Ocáriz também relatou que, em seus últimos momentos, o prelado "rezava à Virgem de Guadalupe. As pessoas que o acompanhavam, perguntaram: quer que coloquemos a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe à vista? E ele respondeu: Não é necessário, mesmo sem ver o quadro, sinto-a comigo".

Nas próximas horas ofereceremos atualizações neste site.